A importância do respeito, tolerância e prudência no trânsito está em pauta todos os dias nos noticiários. O mau comportamento de quem trafega pelas ruas pode tirar a concentração de motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres, causando, muitas vezes, acidentes que poderiam ser evitados. ? preciso praticar o respeito ao próximo, a tolerância e a gentileza no trânsito.
As três das principais causas de acidentes no Brasil são a falta de atenção, excesso de velocidade e a mistura entre álcool e direção. Esses três fatores estão relacionados a comportamentos imprudentes, ou seja, ações que poderiam ser evitadas. ? importante que as pessoas entendam que atitudes individuais podem gerar consequências muito graves para elas mesmas e outras pessoas.
Se você dirige o seu veículo falando ou digitando no celular, por exemplo, você assume o risco de provocar um acidente, pois se distrai e diminui o tempo de reação para um evento inesperado, como uma freada brusca do veículo da frente ou uma criança que atravessa a rua correndo. O mesmo vale para o pedestre: se atravessar a rua olhando para o telefone e um carro ou uma moto furar o sinal vermelho, a pessoa não terá nem a chance de evitar o atropelamento.
Para os motoristas, respeitar as regras do Código de Trânsito e sinalizar as manobras, regular os faróis, parar antes dos cruzamentos e não estacionar na faixa de pedestre são atitudes que devem fazer parte do dia a dia.
Segundo dados levantados No Sistema ?nico de Saúde (SUS), o reflexo do problema da imprudência no Brasil demonstram que em 2013, foram 170.805 mil internações por acidentes de trânsito, mais da metade envolve motociclistas ?? acarretando em um orçamento de R$ 231 milhões usados no atendimento às vítimas. Um recurso que poderia ser destinado ao próprio SUS, com vistas a melhores condições de atendimento a população brasileira.
? importante lembrar que não são apenas as pessoas que estão ao volante as responsáveis pela segurança no trânsito. Os pedestres devem obedecer a regras, como esperar na calçada o momento certo para atravessar a rua, utilizar passarelas em locais sem sinalização e nunca atravessar em local proibido.
Quando falamos de trânsito, falamos de vidas. Da sua, da sua família, dos seus amigos. Se você pode evitar um tipo de comportamento e aumentar a sua segurança, por que não? Evite usar o celular no trânsito, respeite os limites da velocidade e não dirija sob efeito de álcool. Seja responsável, faça a sua parte!
.