Senador da República é preso pela Polícia Federal

Publicado:

O Brasil está passando a limpo sua própria história. Na manhã desta quarta-feira, dia 25, um Senador da República (com as iniciais em maiúsculas), em pleno exercício do poder, foi detido pela Polícia Federal.

O caso é uma ruptura na história do país que manteve muitos nomes, por décadas, se escondendo atrás das imunidades de cargos políticos para fugir da lei. A coisa está mudando.

O Senador Delcídio Amaral (PT) foi preso por tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. Muitos políticos brasileiros não têm conseguido dormir com a figura, cada vez mais próxima, do Juiz Federal, Sérgio Moro. Nem Freddy Krueger, dos filmes A Hora do Pesadelo, causavam tanto medo nesses políticos.

O Senador é acusado de solicitar ao ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, para não depor. A detenção foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), já que se trata de um parlamentar em exercício.

Acusado por Cerveró de participar do esquema de desvio de recursos envolvendo a compra da refinaria de Pasadena (EUA), o senador está em maus bocados.

O filho do ex-diretor teria gravado uma conversa em que Delcídio Amaral oferece a possibilidade de fuga para Nestor não aderir ao programa de delação premiada.

?? a primeira vez que um senador é preso enquanto está no cargo, já que a Constituição define que um parlamentar só pode ser preso em flagrante. Contudo, obstrução de investigação é considerada crime permanente e um dos poucos motivos que levaria a Corte Suprema a permitir a prisão preventiva, antes de qualquer julgamento.

.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Tiroteiro que matou jovem de 18 anos assusta passageiros de ônibus em Santa Cruz 

Um **tiroteio** no bairro de Santa Cruz, em Salvador, deixou um jovem de 18 anos morto na manhã desta segunda-feira (1°). O incidente...

Presidente da CPMI determina prisão em flagrante de ex-diretor do INSS

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), senador Carlos Viana, anunciou na madrugada desta...

Ex-funcionário da Fecomércio-BA aciona Polícia Civil e provoca abertura de inquérito sobre suposta fraude em sindicato

A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar possíveis irregularidades em uma eleição do Sindicato do Comércio...