Boletim do golpe (3): Cresce o uso dos militares contra a democracia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Aumenta a escalada do uso por Jair Bolsonaro das Forças Armadas contra a democracia e a situação inspira sérios cuidados. Foi a essa conclusão que chegaram por unanimidade os poucos convidados da senadora Kátia Abreu (PP-TO) para jantar na quarta-feira (11) em seu apartamento na Asa Sul, de Brasília.

Além da anfitriã, fartaram-se com generosas porções de bacalhau os senadores Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Renan Calheiros (MDB-AL) e Randolfe Rodrigues (REDE-AP). E os ministros do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, o mais antigo, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandoski.

Apesar de mineiro, Pacheco, presidente do Senado, destacou-se pela firmeza de suas declarações. Uma delas: ???Não deixarei a Justiça isolada???. E menos de 24 horas depois, em Salvador, ao participar da abertura do Congresso Brasileiro de Magistrados, fez uma enfática defesa da democracia e do Poder Judiciário:

????? preciso haver um fortalecimento das instituições. Como disse o governador Rui Costa aqui, é inimaginável que chegássemos em 2022 precisando defender o judiciário. Precisamos defender a democracia em tempos de atentados nocivos à sociedade brasileira???.

O sujeito oculto da fala de Pacheco foi Bolsonaro, que tenta, sem apresentar provas, desacreditar o processo eleitoral. ?? grande o medo que ele tem de não se reeleger e de ser preso depois que passar o cargo ao seu sucessor. Bolsonaro é investigado pelo Supremo por estimular manifestações antidemocráticas.

Como de hábito, quando se vê confrontado, ele recuou e se fez de santo. Bolsonaro chegou a sugerir que as Forças Armadas fizessem uma apuração paralela dos votos. Como resposta, ouviu do ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, que em breve cederá o lugar ao seu colega Alexandre de Moraes:

???Quem duvida do processo eleitoral é porque não confia na democracia e quem defende ou incita a intervenção militar está praticando ato de afronta à Constituição e à democracia. Não se trata de recado.. [???] A Justiça Eleitoral está aberta a ouvir, mas jamais estará aberta a se dobrar a quem quer que seja???.

Então, Bolsonaro miou:

???Não existe interferência, ninguém quer impôr nada, atacar as urnas, atacar a democracia, nada. Ninguém tá fazendo atos antidemocráticos. [???] Então, prezado ministro Fachin, a gente não entende a maneira do senhor se referir às Forças Armadas, que foram convidadas a participar do processo eleitoral???.

Voltará a rosnar logo mais.

O post Boletim do golpe (3): Cresce o uso dos militares contra a democracia apareceu primeiro em Metrópoles.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Irã promete resposta “rápida e decisiva” após ataque dos EUA em Ormuz

Resumo: O Irã promete uma resposta rápida a ataques dos EUA no Estreito de Ormuz, enquanto Washington afirma ter atingido alvos iranianos em...

Após comentário de Zico, Rayan fala sobre evolução nas finalizações

Rayan, atacante de 19 anos da Seleção Brasileira, participou de uma coletiva nesta sexta-feira (26/6) para falar sobre um aspecto que ainda pode...

Vôlei: Brasil perde para Itália e sofre 2ª derrota seguida na VNL

A Seleção Brasileira masculina de vôlei caiu diante da Itália na Liga das Nações, perdendo por 3 sets a 1 nesta sexta-feira (26/6)....