Pesquisa Genial/Quaest: Kalil obtém 43% dos votos caso receba apoio de Lula

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), ganhará mais popularidade na disputa com Romeu Zema (Novo) pelo governo de Minas caso seja apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a pesquisa Genial/ Quaest, Kalil obterá 43% do eleitorado se for apoiado pelo candidato do PT à presidência da República. 
 
Nessa semana, Kalil recusou o convite para presenciar a vinda de Lula a Belo Horizonte no lançamento da candidatura do deputado federal Reginaldo Lopes ao Senado. O ex-prefeito de BH deseja formar uma aliança formal com o ex-presidente, mas esbarra em divergências internas do PSD, já que alguns deputados manifestaram interesse no apoio a Jair Bolsonaro (PL).
  
O levantamento da Genial/ Quaest também consultou os eleitores sobre a interferência de Felipe d’Ávila, candidato à presidência pelo Novo, na candidatura de Zema à reeleição. Para 22% dos entrevistados, o atual governador tem a preferência com o apoio de D’Ávila.
Diretor da Quaest e responsável pela pesquisa, o cientista político Felipe Nunes, lembra que Minas sempre tem um peso muito forte na escolha nos presidenciáveis: ???A eleição em Minas sempre foi a mais importante para entender o quadro nacional. O presidente que ganha em Minas ganha no Brasil. Quando falamos num cenário que diz ao eleitor quem deve ser o apoiador principal de cada candidato, vemos uma mudança muito expressiva???. 
???O Zema cai de 41% para 22% quando o presidente dele será o candidato do Novo, o Luiz Felipe D’Ávila. O Kalil cresce de 30% para 43% quando associamos o nome dele ao do ex-presidente Lula. E o Carlos Viana cresce de 9% para 16% e quase empata com o Zema quando se associa seu nome ao do Bolsonaro???.
Por fim, o senador Carlos Viana (PL), com sua imagem atrelada ao presidente Jair Bolsonaro, ganhou 16% da preferência. Brancos, nulos e não pretendem votar somam 12% e indecisos, 7%.
A Genial/Quaest ouviu 1.480 eleitores entre 7 e 10 de maio, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral e protocolada sob os números MG-00132/2022. A margem de erro é de 2,5% pontos percentuais para mais e para menos. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Se precisar de advogado, Toffoli não terá AGU ao lado como teve Moraes

AGU não defenderá Dias Toffoli; Moraes está no centro de ação internacional envolvendo Trump Media e Rumble. Em desdobramentos do caso relacionado ao...

“Precisamos dar mais visibilidade ao samba”, defende compositor Edil Pacheco em meio ao Carnaval 2026

Edil Pacheco, com 50 anos dedicados ao samba, se emociona ao ser lembrado na programação oficial do Carnaval de Salvador. “Foi uma honra....

Compra on-line revelou esquema bilionário envolvendo chineses e PCC

Esquema bilionário entre chineses e PCC envolve fraudes fiscais e comércio online, aponta investigação A Polícia Civil de São Paulo, em parceria com a...