Ipespe: Bolsonaro chega a 34% e Lula tem 45% das intenções de voto

Publicado:

Em levantamento Ipespe, Bolsonaro chega a 34% e Lula tem 45% das intenções de voto

Foto: Reprodução / Poder 360

O ex-presidente Lula (PT) segue liderando as pesquisas de intenção de voto realizadas pelo Ipespe. De acordo com um levantamento divulgado pelo instituto nesta sexta-feira (27), o petista se mantém como o predileto do eleitorado, com 45%, apesar de uma redução na diferença entre o principal oponente, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que registrou 34%. 

A diferença desta rodada de pesquisa é a menor de todas. Em comparação à anterior, são 11 pontos de distância. A série foi iniciada em janeiro de 2020. No entanto, ambos têm os maiores níveis de apoio desde o início da medição.

De acordo com o Ipespe, a tendência do chefe do Executivo é constante desde o início do ano, quando ele tinha 24%. Lula se manteve estável, pontuando entre 43% e 45%.

Ao ponto que os dois subiram nas pesquisas, decresceu o número de votos brancos, nulos e indecisos, que foram de 8% a 5%. Ciro Gomes (PDT) é o terceiro na Ipespe (8%), Simone Tebet (MDB) vem logo em seguida, com 2% para 3%. 

Mesmo fora do pleito, o ex-governador paulista João Doria (PSDB), que renunciou à candidatura na semana passada, caiu de 4% para 2%. André Janones (Avante) se manteve com 2%.

Mil pessoas foram entrevistadas em localidades de todo o país entre os dias 23, 24 e 25 de maio. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-07856/2022. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais.

Nos votos espontâneos, 40% os que declaram votar em Lula, e 30% os que dizem votar no presidente. Numa aferição de um possível segundo turno, Lula se mantém na dianteira, com 53. Bolsonaro foi para 35%. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vitor Roque está perto de fazer temporada mais artilheira da carreira

Vitor Roque vive um ótimo momento no Palmeiras. Com um golaço de bicicleta na partida contra o Mirassol, no último domingo...

No STF, Moraes, Gonet e Motta debatem combate ao crime organizado

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, liderou uma reunião na última segunda-feira para discutir ações conjuntas contra o crime organizado...

Escanteada em relatório de Derrite, PF investiga corrupção na polícia de SP

Recentemente, a proposta do deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP) ganhou destaque. Seu relatório, que pode restringir a atuação da Polícia Federal (PF) nos...