STF forma maioria para vetar anistia federal a PMs por motins

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta sexta-feira (27/5), para barrar leis federais que deeem anistia a policiais militares por infrações cometidas em movimentos reivindicatórios.

A Corte, porém, seguiu posição da relatora, ministra Cármen Lúcia, de que, embora seja papel dos estados e do Distrito Federal decidir o que fazer com seus agentes de segurança, geraria insegurança jurídica fazer com que as duas leis federais questionadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), de 2011 e 2016, deixassem de valer.

A ministra defendeu que o veto a anistias federais não retroaja. ???Resguardam-se, assim, os atos praticados a que se referem as normas impugnadas, que produziram seus efeitos há quase uma década.???

???A despeito de ocorrerem as greves em diversas unidades da Federação, a irresignação dos grevistas permaneceu direcionada às condições específicas de cada corporação em cada ente federado???, prosseguiu.

foto-policiais-militares-de-sergipe-enfileirados-e-de-costas Fachada do STF em Brasília Supremo Tribunal Federal Cerimônia de posse da ministra Cármen Lúcia na Presidência do STF – Brasília – DF 12/09/2016 Cerimônia de posse da ministra Cármen Lúcia na Presidência do STF – Brasília – DF 12/09/2016 0 Seguiram o voto da juíza os ministros Ricardo Lewandowski, Edson Fachin, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Nunes Marques e Luiz Fux. Alexandre de Moraes discordou parcialmente da posição de Carmen Lúcia.

Moraes acredita que a decisão deve retroagir. O ministro pontuou que a categoria é proibida de realizar manifestações, e os estados só podem anistiar os episódios por meio de leis propostas às Assembleias Legislativas.

O post STF forma maioria para vetar anistia federal a PMs por motins apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Com Jerônimo na Índia, Jaques Wagner anuncia chapa completa e confirma nome de vice

O senador Jaques Wagner (PT) anunciou a chapa majoritária completa da base governista para a disputa das eleições deste ano. Em entrevista nesta sexta-feira...

Câmara dos Deputados reajusta verba de gabinete e cota parlamentar

A direção da Câmara dos Deputados reajustou nesta sexta-feira (20/2) os valores das verbas destinadas aos parlamentares para financiar despesas do mandato (cota parlamentar)...

PGR se manifesta contra prisão domiciliar para Bolsonaro

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contra o pedido de prisão domiciliar humanitária apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro,...