Seis meses após lançar o Auxílio Brasil, o governo Bolsonaro ainda não pagou nenhum real de um benefício extra prometido para ???incentivar o esforço individual??? das famílias pobres. Se fosse executado, o Auxílio Inclusão Produtiva Urbana (Aipu) favoreceria os beneficiários que conseguissem um emprego formal.
Podem receber o Aipu os beneficiários que assinaram a carteira de trabalho. O emprego inclui trabalhador autônomo, microempreendedor individual e profissional liberal.
Vitrine eleitoral do governo Bolsonaro, o Auxílio Brasil substituiu em novembro do ano passado o Bolsa Família, criado no governo Lula. A lei sancionada pelo presidente no fim de 2021 fixou, além dos benefícios do Auxílio Brasil, cinco ???incentivos ao esforço individual e à emancipação???. Ou seja, estímulos para que o beneficiário obtenha um emprego sem correr o risco de perder o programa social.
São eles: Auxílio Inclusão Produtiva Urbana; Auxílio Inclusão Produtiva Rural; Auxílio Criança Cidadã; Bolsa de Iniciação Científica Júnior; e Auxílio Esporte Escolar. Esses repasses atenderiam a um dos objetivos do Auxílio Brasil previstos em lei, o de ???inclusão produtiva rural e urbana, com vistas à emancipação cidadã???.
O Auxílio Brasil vem enfrentando outros problemas. Até março, o programa deixou pelo menos dois milhões de famílias em situação de extrema pobreza de fora da lista de beneficiários, como mostrou o repórter Carlos Madeiro na quinta-feira (26/5).
***auxilio-brasil-o-que-e ***ministerio-da-cidadania ***auxilio-brasil-o-que-e ***auxilio-brasil-o-que-e ***auxilio-brasil-o-que-e ***auxilio-brasil-o-que-e ***auxilio-brasil-o-que-e ***auxilio-brasil-o-que-e ***auxilio-brasil-o-que-e ***auxilio-brasil-o-que-e ***auxilio-brasil-o-que-e ***auxilio-brasil-o-que-e 0 Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui. Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.
O post Governo nunca pagou extra do Auxílio Brasil para incentivar emprego apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments