Jurista mineiro Antonio Augusto Cançado Trindade morre aos 74 anos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Morreu, neste domingo (29/5), em Brasília (DF), o professor e jurista Antonio Augusto Cançado Trindade. O magistrado era juiz da Corte Internacional de Justiça, em Haia, na Holanda. Ele tinha 74 anos.

Além de atuar no comitê ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), Cançado Trindade compôs – e chegou a presidir – a Corte Interamericana de Direitos Humanos. Natural de Belo Horizonte, ele se formou pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O jurista tinha uma trajetória intimamente ligada à defesa dos Direitos Humanos e ao Direito Internacional – tema que o alçou aos postos de mestre e doutor pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

Cançado Trindade teve conexões ao Ministério das Relações Exteriores (MRE), visto que foi consultor do Itamaraty. Exerceu, ainda, a atividade de professor do Instituto Rio Branco, entidade que trabalha na formação de diplomatas.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, disse que a morte do jurista mineiro causa “imensa tristeza”.

“Humanista por vocação, o professor Cançado Trindade era um dos principais nomes brasileiros na prática e na doutrina do Direito Internacional, concentrando seus estudos principalmente no ramo dos direitos humanos, área na qual se tornou uma referência mundial”, afirmou.

“O Supremo Tribunal Federal manifesta aos familiares e amigos votos de conforto e os mais sinceros pêsames. As lições e as inspirações deixadas pelo professor e jurista são um legado valioso para o Brasil, para a Suprema Corte e para o direito brasileiro”, emendou o ministro.

A pasta de Relações Exteriores também emitiu comunicado a fim de enaltecer a atuação de Cançado Trindade. “A memória do professor seguirá viva, em suas obras, em suas ideias e em todas as pessoas que inspirou com seu exemplo”.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Servidor da CGU que agrediu mulher já ameaçou gerente de mercado no DF

Resumo dos fatos: Um auditor da Controladoria-Geral da União (CGU), David Cosac Júnior, 50 anos, foi flagrado em vídeo agredindo uma mulher e...

Carlos diz que reveza com Michelle em monitoramento da apneia de Bolsonaro

Carlos Bolsonaro informou nas redes sociais, na noite desta quinta-feira (25/12), que está se revezando nos cuidados com o pai, Jair Bolsonaro (PL),...

Governo pretende reduzir envio de projetos ao Congresso em 2026 para evitar conflitos em ano eleitoral

Mesmo com a expectativa de que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), passe a adotar uma linha mais alinhada ao PT em...