TAGS

Conquista: Projeto enviado por prefeita visa criar Lei Anticorrupção

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Um projeto intitulado de “Lei Anticorrupção Municipal” foi enviado para a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, no Sudoeste. De autoria da prefeita Sheila Lemos (UB), o projeto, segundo ela, visa dar mais transparência e controle aos atos administrativos.
 
O Projeto de Lei (PL) foi enviado há um mês para o Legislativo de Vitória da Conquista. Caso receba aprovação, a lei criará o Conselho de Transparência e Controle Social; o Fundo de Prevenção à Corrupção, o Comitê de Governança; a Controladoria Interna e a Corregedoria Municipal.
 
A medida também reconhecerá o já criado por decreto Conselho de Usuários dos Serviços Públicos. “As ações de transparência estão mais fortes do que nunca em nosso município, fruto de políticas públicas que valorizam e estimulam a participação do cidadão”, afirmou Sheila Lemos. 
 
LEI DE ACESSO �? INFORMA�?�?O
Os pedidos através da Lei de Acesso à Informação (LAI) têm crescido na cidade desde 2013, primeiro ano após a criação da medida. Naquele ano, foram 28 pedidos. Em 2014, houve 36 solicitações. Esse número quase dobrou até 2017, quando foram registrados 64 pedidos de acesso à informação. Em 2018, foram 110 solicitações; e em 2019, 109; em 2020, 162; e em 2021, 238. Neste ano, a prefeitura já contabilizou mais de 100 pedidos de acesso à informação.
 
GEST�?O MAIS TRANSPARENTE 
Vitória da Conquista melhorou o desempenho em transparência na segunda edição da Escala Brasil Transparente- 360º, divulgada em março de 2021. O município subiu de 9,8 para 9,87 com gestão pública mais transparente da Bahia e ficou com o sexto colocado no país.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Trio é preso em plantação com dez mil pés de maconha no norte baiano

Três homens foram presos como os responsáveis por uma plantação com dez mil pés de maconha geneticamente modificada, encontrada por policiais na zona rural da cidade de Monte Santo, no norte da Bahia.   Ao site Rede GN, parceiro do Bahia Notícias, a Polícia Militar informou que as prisões e a apreensão foram feitas na

Chapada Diamantina: Governo faz nova licitação para construção de estrada em trecho de Ibicoara/Buracão

A licitação para a pavimentação da estrada que dá acesso a Cachoeira do Buracão, em Ibicoara, na Chapada Diamantina, deve sair do papel. A licitação foi lançada novamente, após o rompimento do contrato com a empresa vencedora ter sido rompido, em outubro de 2023.    O rompimento do contrato teria sido por conta do atraso

Homem é morto a tiros e mulher é baleada após marcar encontro na Bahia

Um jovem, de 24 anos, morreu e a companheira dele, de 27, ficou ferida em um ataque a tiros no final da noite deste domingo (28) em Luís Eduardo Magalhães, no Extremo Oeste baiano. As vítimas foram identificadas como Cléber dos Santos Nere e Madalena Santos do Nascimento.   Segundo o Blog do Braga, parceiro