TAGS

Porto Seguro: Comunidade indígena reclama de falta de transporte para estudantes

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Moradores de uma comunidade indígena de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, protestaram nesta terça-feira (7) pela falta de transporte. Segundo o Radar 64, parceiro do Bahia Noticias, há dois dias não há transporte para estudantes da Escola Indígena Barra Velha. Por isso, nesta quarta-feira (8), os alunos da unidade de ensino tiveram de ir a pé para a escola. O problema atinge as aldeias de Bugigão, Xandó, Porto do Boi e Pará.
 
Na segunda-feira (5), a própria direção da escola informou em nota que não haveria ônibus escolar para os estudantes devido ao atraso de três meses de salários dos motoristas. No protesto desta terça, o cacique Aruã, presidente da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia (Finpat), acusou o que chamou de “descaso com a educação escolar indígena”.
 
PREFEITURA
Em resposta, a secretaria de educação de Porto Seguro se pronunciou sobre o caso. Conforme a pasta municipal, os motoristas não receberam os pagamentos porque teriam descumprido duas determinações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), serem habilitados na categoria D e terem sido aprovados em curso especializado.
 
“Foram feitas diversas notificações em que se atribuiu prazo para que pudessem corrigir as falhas encontradas”, mas “elas nunca foram corrigidas”, o que resultou “na impossibilidade de pagamento dos valores, visto que essa é a única forma de obrigá-los ao cumprimento do que a lei ordena”, diz a nota.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Colo-Colo anuncia mais dois nomes para a disputa da Série B

O Colo-Colo de Ilhéus segue se reforçando para a disputa da Série B do Campeonato Baiano. O clube anunciou, nesta terça-feira (7), mais dois nomes para compor o elenco do Tigre na busca pela volta a elite do futebol baiano.           Ver essa foto no Instagram          

VÍDEO: Dirigentes sindicais batem boca em debate sobre precatórios da educação na AL-BA

Os projetos que prevêem o pagamento dos precatórios da educação foram tema de um "bate-boca" nos corredores da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nesta terça-feira (7), entre lideranças da APLB - que representa os professores da Bahia- e da Associação Classista de Educação da Bahia (Aceb) - que representa os professores aposentados.   LEIA TAMBÉM:

Duas mulheres são encontradas mortas na Bahia; local também foi usado em duplo homicídio em março

Duas mulheres foram encontradas mortas na zona rural de Gavião, na Bacia do Jacuípe. Os corpos das vítimas, que não tiveram os nomes informados, apresentavam marcas de tiros, sobretudo na região da cabeça. A autoria e a motivação dos crimes ainda são desconhecidas.   Segundo o Calila Notícias, parceiro do Bahia Notícias, a suspeita é