Juíza decreta prisão temporária de suspeito pelo desaparecimento de Dom e Bruno

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A Justiça do Amazonas decretou na noite desta quinta-feira (9) a prisão temporária, pelo prazo de 30 dias, de Amarildo da Costa de Oliveira, o Pelado, que é suspeito envolvimento no desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, na região do Vale do Javari, no Amazonas.

A prisão foi determinada pela juíza Jacinta Silva dos Santos, da Vara �?nica de Atalaia do Norte, em audiência de custódia. As audiências de custódia servem para o juiz analisar a legalidade das prisões em flagrante e a necessidade de continuidade da detenção ou a possibilidade de eventual concessão de liberdade.

Após os 30 dias, a prisão temporária pode ser renovada ou convertida em preventiva, que não tem prazo determinado. A manutenção da medida depende das eventuais provas reunidas pelos investigadores. O processo é sigiloso.

Normalmente, as prisões temporárias têm duração de cinco dias, mas no caso de crimes hediondos o prazo pode ser de um mês.

Pelado foi preso em flagrante na terça-feira, 7, por porte ilegal de munições. Neste ponto, a juíza impôs medidas cautelares. A prisão temporária foi determinada pela suspeita de envolvimento com o desaparecimento do indigenista e do jornalista.

Em buscas nesta semana, a Polícia Federal (PF) encontrou vestígios de sangue na embarcação dele. O material genético foi enviado para perícia. Uma testemunha também o colocou no centro das suspeitas pelo desaparecimento.

Embora autoridades federais estejam envolvidas nas buscas, coube à Justiça do Estado decretar a prisão porque há suspeita de homicídio doloso. Nesse caso, a competência para investigação é da Justiça comum.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Presidente do TRT-BA vai à Brasília em busca de apoio para criação de 49 cargos no Regional

Em tramitação no Senado e aguardando ser pautado para votação em plenário, o projeto de lei 190/2015 prevê a criação de 49 cargos de tecnologia da informação no Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA). Em busca de apoio parlamentar para aprovação da matéria, o presidente do TRT-BA, desembargador Jéferson Muricy, visitou o Congresso Nacional

Homem é executado dentro de ônibus no bairro de Mata Escura, em Salvador

Um homem foi executado a tiros na noite desta quarta-feira (1º), dentro de um ônibus lotado no bairro de Mata Escura, em Salvador. Ele foi identificado como Washington Oliveira dos Santos. O caso aconteceu quando Washington deixou a bicicleta em que estava e entrou no ônibus para fugir de dois homens que o perseguiam dentro

Wanessa e Dado planejam construir casa na Chapada dos Veadeiros

Tão pouco reataram o namoro, Wanessa Camargo e Dado Dolabella estariam planejando o próximo passo da relação. O casal quer construir uma casa para morarem juntos e já teria até escolhido o local: a Chapada dos Veadeiros. De acordo com o jornal Extra, o local foi escolhido a dedo. Foi lá que os dois se