Com Santo Antônio, na fé e na arte 

Publicado:

Basta um rolé pela cidade para sentir o clima de festa junina no ar. Entre um forrozinho aqui, uma bandeirola ali e uma canjica na padaria, chegamos ao dia de festejar Santo Antônio, a primeira estrela da tríade religiosa-festiva. Há quatro paróquias  na cidade dedicadas a ele ??? com uma programação que chega ao ápice neste domingo com muitas missas, procissões e louvores.

Para quem quer combinar o lado de devoção  com o cultural, a melhor pedida é o passear pelo Santo Antônio Além do Carmo. Na igreja localizada no Largo do Santo Antônio acontece a realização da trezena neste sábado (12), às 20h, e no domingo (13) uma programação intensa que começa com alvorada (6h), segue com missas (7h, 9h, 11h e 16h) e tem o ponto alto na procissão pelas principais ruas do bairro, saindo por volta das 17h30, e retornando para a matriz para mais uma celebração. 

Na casa n° 559, na Rua Direta, o artista plástico Rodrigo Guedes volta a realizar seu tradicional tríduo, herança das avós, que ele comanda há 16 anos, mas que nos últimos dois foi aconteceu sem público. A casa abre as portas neste sábado a  partir das 14h, para quem quiser visitar o altar caprichado, e reza para Santo Antônio às 19h30. Já no domingo, a visitação será durante todo o dia, com a reza às 14h e encerramento dos festejos às 19h30.  

???O altar é todo feito com papelão, papel e material reciclado, preservando a arte manual e também o legado das avós que faziam isto em suas casas???, destaca Rodrigo, salientando que ???a reza é tocada no ritmo do ijexá, desde 2012, trazendo o som ancestral e baiano às cantigas de Santo Antônio???. Rodrigo pontua que o tríduo fará homenagem também a São João e a São Pedro, e uma deferência especial a Cosme e Damião. ???Por isso, além dos pães de Santo Antônio, teremos também as balas dos santos gêmeos???, explica.

E ali próximo, no ME Ateliê de Fotografia, que fica na Ladeira do Boqueirão, vale conferir a quarta edição da exposição Antônios, capitaneada pelo fotógrafo Mário Edson e que conta com 51 trabalhos de 49 artistas plásticos ??? pinturas, esculturas, instalações, bordados e fotos dos altares dedicados ao santo e montados pelos moradores do bairro. 
A visitação, que segue até 30 de julho, é gratuita e acontece sempre de quinta a domingo, das 16h às 19h.

MST lança Armazém do Campo em Salvador com show de Margareth Menezes

Maior rede de lojas de produtos da Reforma Agrária Popular do Brasil, o Armazém do Campo abre  sua primeira unidade em Salvador,  neste sábado (12),  na Rua Santa Izabel, nº 3, no Pelourinho. A abertura, a partir das 14h,  contará com a presença de lideranças do MST, bate-papo e show de Margareth Menezes, às 19h. Iniciada há  5 anos, a rede já conta com 38 pontos de comercialização dos produtos da agricultura familiar camponesa produzidos nos acampamentos e assentamentos do MST, presentes nas principais capitais e em todas as grandes regiões do país.  ???Chegar no Pelourinho significa o fortalecimento das famílias Sem Terra da Bahia. Significa a nossa inserção no cenário cultural da cidade com a propaganda de que a reforma agrária é política fundamental para o povo brasileiro???, afirma Júlia Lopes, coordenadora da loja em Salvador. O ato inaugural culmina com a chegada dos integrantes no MST na 6ª Feira Estadual da Reforma Agrária, que acontece até a manhã deste sábado  na Praça da Piedade, em Salvador. 

O Tal Bazar 

Roupas, sapatos, acessórios, livros, revistas, discos, objetos de decoração, utensílios domésticos, artesanato, arte em geral…Tudo isso vai estar disponível na primeira edição de O Tal Bazar, neste sábado (12), no café bar Chocolates Marrom Marfim. Segundo os organizadores, a ideia é criar um ambiente que favoreça a compra e a venda de produtos novos (inclusive alguns criados pelos expositores) ou usados, de forma a promover o desapego, a economia criativa e circular. Rua Gregório de Matos, n º 17, Pelourinho.

Diversão sem sair de casa 

João Rock
Emicida, Céu e Criolo: show inédito com transmissão no Multishow  (Foto: Lana Pinho/Divulgação)

João Rock – Céu, Criolo e Emicida juntam seus talentos no show inédito Amor, Ordem e Progresso, que deve ser um dos destaques do festival João Rock, que acontece sábado (12), em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, com transmissão no Multishow, a partir das 19h. Segundo os artistas, a ideia é contaminar a sociedade com o desejo de construir uma identidade nacional que abarque a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro. O espetáculo inédito  será dividido em três atos: Sankofa, A Nave e Ainda há Hempo?, com  músicas dos três artistas e canções que são pilares da cultura brasileira como Vapor Barato, de Jards Macalé e Waly Salomão, Nada Será como Antes, do Clube da Esquina e Carinhoso, de Pixinguinha. 

A direção geral de Beatriz Berjeaut e Evandro Fióti; direção artística de Evandro Fióti; direção musical de Júlio Fejuca; além de uma banda afiada composta por DJ Nyack, nos toca-discos; Carlos Café do Pandeiro (percussão); Mônica Agena (guitarra, cavaquinho e assistente de produção musical); Rodrigo Digão (baixo, synths, violão e cavaquinho); e Jhow Produz, na bateria. 
O show encerra a noite, que terá também Pitty e Nando Reis, BaianaSystem, Djonga, Humberto Gessinger, Titãs, Natiruts e CPM 22. Já o Canal Bis fica com a transmissão dos palcos Brasil e Fortalecendo a Cena. O primeiro, que homenageia regiões e movimentos musicais brasileiros, terá como tema o Rio de Janeiro com Erasmo Carlos, Gabriel O Pensador, Marcelo Falcão, Barão Vermelho e Planet Hemp. E no segundo, tocam Poesia Acústica, o casal rapper Cynthia Luz e Froid, Lagum, Matuê, Coruja BC1 e Rashid que recebe Drik Barbosa e Lellê.
 

biólogo

O biólogo Átila  Iamarino (Foto: Mariana Carvalho/Divulgação)

Hiperconectado – Depois do sucesso alcançado com sua lives e participações televisivas falando sobre a covid, o biólogo Atila Iamarino ganhou um programa todo seu. Ele estreia neste sábado, às 20h30, no comando do Hiperconectado, na TV Cultura. A ideia é mostrar  curiosidades científicas que existem por trás do nosso cotidiano, da qual a gente não tem a menor ideia. O programa terá convidados e plateia virtual. ???A minha expectativa é fazer um programa legal, que faça jus ao legado da TV Cultura, da confiança que a audiência tem em mim e ao papel de explicador do mundo e divulgador científico que eu quero seguir fazendo. E que seja um programa bacana, que mostre como a ciência faz parte do nosso dia a dia???, comenta Atila Iamarino.

Gonzaga: de Pai Pra Filho – O canal Viva estreia neste sábado a minissérie Gonzaga: De Pai Pra Filho, a versão para televisão do filme homônimo, ambos dirigidos por Breno Silveira. A atração, que foi ao ar originalmente em 2013 na TV Globo, será uma homenagem do canal ao diretor, que faleceu em maio. Com exibição aos sábados, a partir de 20h30, o programa traz Gonzaga, filho de um sanfoneiro, que fugiu de Pernambuco e seguiu para a cidade grande em busca de novos horizontes. No Rio de Janeiro, redescobriu a música e se encantou por Odaléia, com quem teve o primeiro filho. Após a morte dela, o cantor deixou o menino Gonzaguinha aos cuidados de amigos e começou a viajar pelo Brasil, o que dificultou ainda mais sua já complicada relação familiar. Integram o elenco: Adélio Lima, Adelmo Casé, Alison Santos, Ana Jansen, Andréia Lopez, Cândido Damm, Cândido de Souza, Cássio Scapin, Cecília Dassi, Chico Phiton, entre outros.
 

Caminhos da Amazônia – Fernado Gabeira volta à estrada para apresentar o especial Pelas Estradas do Brasil – Amazônia,  que será exibido neste domingo e no dia 19, às 21h30, na GloboNews. ???Fiz inúmeras viagens pela Amazônia mas essa tem um sabor de despedida. Porque a Amazônia, tal qual nós conhecemos, está à beira de desaparecer. ?? mais do que hora de decidir o que fazer com a floresta, ao mesmo tempo que se decide o que fazer com o Brasil???, afirma o jornalista.

O ponto de partida da viagem é a BR-163, na altura de Santarém, no Pará. A destruição progressiva da floresta e a forte atuação do crime organizado na região ??? garimpo ilegal, tráfico de drogas e de animais silvestres, que se agravou na pandemia, chamam a atenção de Gabeira. Cerca de 900 grupos em redes sociais no Brasil são monitorados pela Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas). Gabeira também foi a Brasília durante a realização da 18ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), evento que reuniu representantes dos povos originários em abril deste ano. E esteve ainda em Belém e Manaus, onde 70% da população da Amazônia se concentra, e observa que as cidades têm grande interação com a floresta. 
 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

INSS: ex-ministro pró-Palestina era “Yasser” em planilha de propinas

O ex-ministro da Previdência, José Carlos Oliveira, foi alvo da recente fase da Operação Sem Desconto, que aconteceu na semana passada com a...

PM fica ferido após confronto com traficantes do Comando Vermelho no Nordeste de Amaralina

Um policial militar do 30º Batalhão foi ferido durante uma troca de tiros com traficantes, no último domingo, no Nordeste de Amaralina, em...