Anatel fala em nova data para liberar 5G nas capitais do Brasil

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Após o anúncio de prorrogação de prazo pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para início da operação da banda larga 5G nas capitais de julho para setembro de 2022, agora, o superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, Vinicius Guimarães, diz que a liberação das faixas de transmissão poderá ocorrer ainda em agosto.
A declaração ocorreu durante audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, na última quinta-feira (9/6).
O leilão do 5G, realizado em novembro passado, exigia que as 10 empresas vencedoras iniciassem as operações com a nova banda de internet até julho de 2022. No entanto, em audiência no dia 2 de maio, a Anatel aprovou adicional de 60 dias para implantação do sinal de internet 5G em todas as capitais do país.
Atualmente, o 5G é ativado pelas operadoras na faixa de 2,3 GHz, atendendo a parte dos compromissos firmados junto a Anatel, mas para usar a faixa de 3,5 Hz, que é própria para o 5G, ainda é preciso superar alguns impasses. Um deles é realizar a “limpeza” da faixa, já que parte dela é ocupada para transmissão do sinal da TV por assinatura e TV aberta e pelo sistema de satélites.
“Vamos garantir a limpeza da faixa até o dia 29 de agosto para todas as capitais, talvez tenhamos um problema em Manaus e Belém. Quem sabe grande parte das capitais já não entra em julho”, afirmou Guimarães.

Uso compartilhado de postes

Durante a reunião, os participantes enfatizaram a importância de aprimorar a atual infraestrutura para viabilizar o 5G, que requer a instalação de novos equipamentos a redes preexistentes. A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) antecipou que pretende apresentar projeto de lei sobre o uso compartilhado de postes entre operadoras de telecomunicação e distribuidoras de energia.
“Achamos que é preciso uma regulamentação do uso compartilhado dessa infraestrutura, onde tenha regras legais, mas que também leve em consideração o interesse público e preços justos, para que ninguém saia perdendo nesse processo”, defendeu.

Milícias

Entre os convidados no evento do dia 9, a presidente da Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática  (Feninfra), Vivien Mello Suruagy, alertou para o aumento do número de roubos de cabos e equipamentos que, em 2021, afetou mais de seis milhões de clientes. Outro problema, comentou, é a atuação de milícias.
“Nos preocupa uma nova modalidade, que são as milícias que desligam antenas. E é claro que as empresas de telecomunicações não vão pagar as milícias. O resultado é que o consumidor fica sem serviço”, frisou. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Alckmin diz que responsabilidade fiscal é um dever de todos e reforma tributária vai trazer eficiência econômica

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse que a responsabilidade fiscal é um dever de todos, durante participação no Agrishow, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Ele defendeu que o governo do presidente Lula tem como característica o diálogo entre os Poderes. “É um diálogo permanente com

Lira diz que setores vitais terão tratamento diferenciado na reforma tributária

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse, neste sábado (27), que a regulamentação da reforma tributária não deve ter um relator único e que preservará o tratamento diferenciado de setores que são vitais para o Brasil. As declarações foram dadas na solenidade de abertura da 89º edição da ExpoZebu hoje em Uberaba

MEIs terão pequeno alívio com implementação dos novos impostos na Reforma Tributária

Os MEIs (microempreendedores individuais) fazem parte de um regime de tributação próprio, mas terão um pequeno alívio com a implementação do Imposto de Valor Agregado (IVA), instituído pela reforma tributária. O governo Lula propôs uma regulamentação que prevê uma redução de R$ 6 para R$ 3 nos boletos que precisam ser pagos mensalmente. WhatsApp Atualmente