Operação da Polícia Federal para investigar fraude na Previdência

Publicado:

Operação da Polícia Federal (PF) investiga grupo criminoso que atua para fraudar benefícios previdenciários na região extremo sul da Bahia.

Os policiais federais amanheceram nesta quinta-feira (15) em Caravelas, Itamaraju e Teixeira de Freitas. Nestas cidades foram cumpridos três mandados de condução coercitiva e vinte e quatro mandados de busca e apreensão.

O operação, denominada ???Castela???, contou com efetivo da Polícia Federal, da Previdência Social e do Ministério Público Federal, com apoio da CIPE-Mata Atlântica.

Segundo a PF, a organização criminosa atuava há mais de cinco anos, com os integrantes participando da falsificação de documentos e criação de pessoas fictícias (laranjas), através das quais eram obtidas aposentadorias fraudulentas. O grupo era integrado por dois advogados e um ex-servidor do INSS (demitido no final de 2015), além de diversas outras pessoas arregimentadas na região.

O prejuízo aos cofres públicos pode chegar aos R$ 5 milhões de reais. Os acusados podem respondem pelos crimes de estelionato qualificado, falsificação de documento público, falsidade ideológica e organização criminosa, cujas penas máximas, somadas, ultrapassam os 20 anos de reclusão.

.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motorista que fugiu de agentes do Detran até bater em árvore é condenado

Um motorista de uma Mercedes-Benz foi condenado pela Justiça após fugir em alta velocidade de agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Governança e Desenvolvimento: Impacto da COP30 para além do clima

Discutir o que significa ir “além do clima” não é apenas minimizar a importância das mudanças climáticas. Na verdade, é reconhecer que a...

Bailarino de Lore Improta relata episódio de injúria racial em academia de Salvador: “Fiquei sem reação”

O bailarino e coreógrafo Boanerges Almeida, de 33 anos, parte da equipe da dançarina e influenciadora Lore...