França e Espanha vivem ondas de calor aceleradas pela crise climática

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

S�?O PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As vizinhas França e Espanha assistem a uma onda de calor nos últimos dias, intensificada pela emergência climática, que pode levar a picos de 40 °C e já tem desencadeado incêndios.

Cerca de um quarto do território francês está sob vigilância nesta quinta (16), e a expectativa é que os termômetros atinjam 40°C, após dias de temperaturas entre 30 °C e 35 °C. A cidade de Bordeaux instalou nebulizadores em locais apelidados de “fornos”, e Lyon ampliou o horário de funcionamento de parques.

Segundo o meteorologista Olivier Proust, do serviço nacional de meteorologia, além da crise do clima, a recente onda tem origem no estado do solo após uma primavera e um inverno muito secos na região.

Trata-se da quarta vez que o esquema de zonas vermelhas de vigilância é adotado por Paris desde 2003, quando o sistema foi implementado depois de uma onda de calor histórica que, de acordo com dados do jornal Le Monde, causou a morte de mais de 15 mil pessoas, em especial idosos, no país.

Na Espanha, onde os termômetros já bateram 40 °C em algumas localidades, a situação é ainda mais preocupante. Três incêndios florestais devastaram 1.600 hectares de pinheiros e arbustos no leste do país desde quarta. Centenas de bombeiros tentam controlar as chamas com mais de 120 caminhões e 19 aeronaves em Baldomar, Corbera d’Ebre e Castellar Ribera, segundo os bombeiros da Catalunha.

A Agência Estatal de Meteorologia projeta que a onda de calor deva durar até o próximo sábado (18). A Espanha assistiu ao mês de maio mais quente desde o início do século e já passou por quatro episódios de ondas de temperatura extrema nos últimos dez meses.

Esta, no entanto, foi considerada a primeira onda de calor no país em cerca de 40 anos. Meteorologistas disseram que a sensação térmica poderia ser agravada devido à presença de areia no ar vindo do Saara.

Até o início do mês, a área queimada no país era 34% menor que a registrada no mesmo período de 2021 e a menor desde 2018. Mas, desde a última semana, a combinação de clima quente e vento multiplicou os incêndios no território espanhol. Mesmo as temperaturas noturnas são elevadas, entre 20 °C a 25 °C.

Ainda assim, centenas de fiéis e turistas lotaram Toledo nesta quinta para participar da tradicional procissão de Corpus Christi, com termômetros quase chegando a 40 °C durante o evento. A prefeitura entregou dez mil garrafas de água aos cidadãos e colocou lonas para protegê-los das altas temperaturas.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

Dois irmãos australianos e um turista norte-americano foram tragicamente encontrados sem vida dentro de um poço no México, mais de uma semana após terem desaparecido durante uma viagem. De acordo com as autoridades locais, eles foram vítimas de tiros disparados por ladrões que visavam os pneus de sua van. O trio desapareceu aproximadamente uma semana

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

Um homem de 27 anos está sendo acusado de assassinar sua avó, de 76 anos, com uma serra elétrica e ocultar o corpo, em Angoulême, na França. Conforme o Le Figaro, o crime ocorreu em 2021, mas só agora será levado a julgamento. O corpo da idosa foi encontrado "mutilado e parcialmente carbonizado" em maio

Atleta olímpico da Ucrânia morre no front da guerra com a Rússia

O levantador de peso ucraniano Oleksandr Pielieshenko, que participou dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, morreu no front, anunciou a Federação Ucraniana de Halterofilismo nesta segunda-feira (6). “É com grande pesar que informamos que o coração do grande atleta ucraniano Oleksandr Pielieshenko parou de bater”, afirmou a Federação no seu comunicado. Pielieshenko, que