Instituto de Petróleo e Gás se posiciona contra o controle de preços

Publicado:

 
??s vésperas da reunião na Câmara dos Deputados que deverá decidir quais estratégias Legislativo e Executivo deverão tomar para controlar o preço dos combustíveis da Petrobras, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) divulgou nota à imprensa para se posicionar contra a intervenção nos valores cobrados pela companhia estatal. 
 
 
A nota defende “os princípios da liberdade econômica e a livre formação dos preços dos produtos da cadeia petrolífera como o único caminho possível para a consolidação de um mercado mais competitivo no Brasil”. O texto cita ainda vantagens ambientais da produção nacional de petróleo. 
“O parque refinador brasileiro é um dos mais eficientes e competitivos do mundo, operando dentro dos mais altos padrões ambientais, comprometido em atender a demanda de energia dos brasileiros e o abastecimento nacional”, avalia.
Para o IBP, a situação atual é “complexa e não tem uma solução rápida”, pois o mercado de petróleo e gás sofre com os impactos da guerra entre Ucrânia e Rússia. O instituto defende, ainda, que as medidas adotadas pelo Congresso Nacional, estabelecendo um teto para a cobrança de Imposto de Circulação sobre Mercadoria e Serviços (ICMS), vêm em “boa hora”. 
“?? necessário reforçar que o preço do combustível não é uma variável de escolha de uma determinada empresa, mas, sim, o resultado da oferta e da procura global, por ser o combustível um bem de consumo comercializado mundialmente”, avaliam. 
“Dessa forma, o IBP não apoia o controle de preços na cadeia de abastecimento ou a criação de gravames à exportação de petróleo”, diz. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aluguéis no Brasil têm leve aumento em julho; São Paulo registra desaceleração

Os aluguéis residenciais no Brasil apresentaram um leve aumento de 0,06% em julho, seguindo uma elevação mais acentuada de 1,02% em junho. Este...

Febre do morango do amor eleva preços e expõe falta de mão de obra no RS

O morango do amor, um ícone de doçura que conquistou os paladares no Rio Grande do Sul, vive um momento de grande destaque....

Galípolo defende que sucesso do Pix representa complemento importante de tecnologias para inclusão financeira 

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, fez uma afirmação contundente sobre o impacto positivo do Pix na inclusão financeira. Durante o evento...