Ao contrário dos registros durante a semana com superlotação, nove postos de saúde abriram as portas para atendimento pediátrico com movimento aquém ao esperado. Entre todas as unidades visitadas pela reportagem do Estado de Minas, apenas o Vila Imperial, no bairro Madre Gertrudes, na região Oeste tinha atendido 20 pacientes na manhã deste sábado (25), até as 11 horas da manhã.
Segundo funcionários, o movimento significou todo o atendimento durante um único dia na semana passada. Mesmo assim a sala de espera estava vazia. Com equipe completa de três pediatras, os pacientes que procuraram o centro, aberto para aliviar a procura na UPA da região, tiveram atendimento quase que imediato.
O casal Leandro Oliveira dos Santos, 40 anos, frentista, e Lorrane Silva, de 27, educadora social, não levou mais que alguns minutos para passar pela triagem e ser atendida por um profissional pediatra. A pequena Alice, de três meses, com sintomas gripais, foi atendida, medicada e recebeu os medicamentos na farmácia da unidade em menos de 20 minutos.
“Chegamos, e fomos quase que direto ao consultório”, contou o pai.
Lorrane disse que o casal e os dois filhos, Alice e Rafael de 6 anos, mora no bairro Cabana. “Como a referência deste final de semana era aqui, viemos direto e fomos muito bem atendidos.” Ela contou que sempre que precisou usar o equipamento no bairro Madre Gertrudes teve atendimento rápido. “Até mesmo a vacinação do meu filho maior, não tive qualquer espera.”
Em outros postos visitados pela reportagem, as salas vazias e funcionários à espera dos pacientes foi o registro nos bairros São Paulo, São Francisco, Madre Gertrudes e Santa Efigênia. Sem autorização para entrevistas, os servidores escalados para este sábado contaram que foram pouco procurados nas primeiras horas de funcionamento.
No centro de Saúde São Paulo, região Nordeste, até as 10h da manhã, apenas cinco pacientes tinham sido atendidos, o mesmo número do Centro de Saúde São Francisco, que concentrou os atendimentos pediátricos de toda a região da Pampulha. No Carlos Chagas, em Santa Efigênia, o cenário era o mesmo, mas os servidores se negaram a falar quantas crianças haviam passado pela unidade.
A prefeitura anunciou ontem (sexta-feira, 24 de junho) que o atendimento pediátrico seria reforçado neste final de semana. Além do atendimento em três serviços de urgência – Pronto Atendimento do Hospital Odilon Behrens (HOB), UPAs Oeste e Norte -, estão abertos nove Centros de Saúde hoje e outros quatro amanhã para o público infantil.
O Pronto Atendimento do HOB e as UPAs Oeste Norte estão funcionando desde as 19h de ontem até 19h de amanhã (26) para pacientes pediátricos e adultos. Hoje, de 7h às 19h, as crianças poderão ser atendidas em nove Centros de Saúde. No domingo, haverá a abertura de quatro Centros de Saúde de 7h às 19h.
Nas UPAs Centro-Sul, Leste, Nordeste, Pampulha, Barreiro e Venda Nova, das 19h de ontem até às 19h de amanhã (domingo), o atendimento será exclusivamente para adultos.
Veja onde haverá atendimento pediátrico de urgência neste final de semana (até as 19 horas de amanhã-domingo)
UPA Norte – Av. Risoleta Neves, 307 – Bairro Novo Aarão Reis
UPA Oeste – Av. Barão Homem de Melo, 1.710 – Jardim América
Pronto Atendimento do HOB – R. Formiga, 50 – São Cristóvão
Veja quais serão os centros de saúde com atendimento de casos leves de pediatria neste sábado (de 7h às 19h):
Centro de Saúde Carlos Chagas – Av. Francisco Sales, 1.715 – Santa Efigênia
Centro de Saúde São Geraldo – Av. Itaituba, 318 – São Geraldo
Centro de Saúde São Paulo – R. Airuoca, 455 – São Paulo
Centro de Saúde São Francisco – R. Viana do Castelo, 485 – São Francisco
Centro de Saúde Rio Branco – R. Crisanto Muniz, 120 – Rio Branco
Centro de Saúde Carlos Renato Dias – R. José Gonçalves, 375 – Barreiro
Centro de Saúde Aarão Reis – Av. Waldomiro Lobo, 177 – Guarani
Centro de Saúde Vila Imperial – R. Guilherme Pinto da Fonseca, 350 – Me. Gertrudes
Centro de Saúde Santos Anjos – R. Miosótis, 15 B – Caiçaras
Veja quais serão os centros de saúde com atendimento de casos leves de pediatria no domingo (de 7h às 19h):
Centro de Saúde São Geraldo – Av. Itaituba, 318 – São Geraldo
Centro de Saúde São Paulo – R. Airuoca, 455 – São Paulo
Centro de Saúde São Francisco – R. Viana do Castelo, 485 – São Francisco
Centro de Saúde Rio Branco – R. Crisanto Muniz, 120 – Rio Branco
Comentários Facebook