Reconhecimento facial ajuda na prisão de 12 foragidos durante o São João

Publicado:

Utilizado pela primeira vez pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) durante as festividades de São João, o sistema de Câmeras por reconhecimento facial colaborou para a captura de 12 foragidos da Justiça na Bahia. Os munícipios beneficiados foram Porto Seguro, Salvador, Itaberaba e Jequié.
Porto Seguro foi a cidade que mais registrou foragidos identificados pela tecnologia, com 8 capturas entre os dias 16 e 24 de junho. Apenas no dia 18 de junho, foram detidos três criminosos durante os festejos (veja aqui).
Na sequência aparece Salvador, com duas capturas, na quinta-feira (23) e no domingo (26), após o sistema emitir alertas e impedir que dois procurados por roubo tivessem acesso ao Parque de Exposições Agropecuárias da capital.
Em Jequié e Itaberaba, houve as prisões de um homicida e um procurado por furto, nos dias 18 e 24, respectivamente.
A tecnologia continuará sendo utilizada entre os dias 30 de junho e 2 de julho, quando ocorre a comemoração da independência da Bahia.
“Esse foi mais um grande evento em que utilizamos o Reconhecimento Facial para reforçar as ações policiais, tendo como principal finalidade evitar a entrada de criminosos nos espaços das festas. Ficou evidente a eficácia da ferramenta e o quanto as equipes em campo são capacitadas para conduzir ocorrências de identificação de foragidos”, disse o secretário da SSP, Ricardo Mandarino.
Na semana retrasada, a Secretaria de Segurança anunciou o início das operações de 1.200 câmeras de reconhecimento facial e de placas veiculares em Salvador e na Região Metropolitana (veja aqui). Desde 2018, a tecnologia já colaborou com a prisão de 256 criminosos na capital.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação que prendeu vereador e mais 14 bloqueia R$ 17 milhões de grupo ligado à facção na Bahia e em Sergipe

A Operação Frater Dominus, realizada na manhã desta quinta-feira (30), resultou na prisão de 15 pessoas, incluindo um vereador e um assessor em...

Baiano Matheus Vidal quebra recorde mundial de waterline nos cânions de Paulo Afonso

Matheus Vidal, um baiano de Itamaraju, acaba de fazer história ao quebrar o recorde mundial de waterline, uma modalidade do slackline praticada sobre...

Jungmann critica ausência de política estruturada de segurança após operação no Rio

Raul Jungmann, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e ex-ministro da Segurança Pública, levantou preocupações sobre a segurança no Rio de Janeiro...