Desemprego no País cai para menos de dois dígitos

Publicado:

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (30/06) apontou que a taxa de desemprego no Brasil caiu para 9,6% no trimestre encerrado em maio. Apesar da queda, a falta de trabalho ainda atinge 10,6 milhões de brasileiros.

 

Essa é a menor taxa registrada no Brasil desde o trimestre encerrado em maio de 2015, quando a porcentagem ficou em 8,3%. 

 

A pesquisa também apontou que o número de pessoas ocupadas atingiu o recorde da série histórica, iniciada em 2012, com 97,5 milhões. Isso representa alta de 2,4% em relação ao trimestre anterior e 10,6% na comparação anual.  

 

Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). No semestre finalizado em abril, a taxa de desemprego era de 10,5%, atingindo 11,3 milhões de pessoas.

 

Em 2014, a taxa chegou a 6,5%, a mínima registrada na história. 

 

Leia também: Inflação é vista como principal problema da economia brasileira 

 

OUTROS N??MEROS

A população subocupada por insuficiência de horas trabalhadas ficou estável em relação ao trimestre anterior e caiu 11,1% no ano.

 

O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado, não considerando trabalhadores domésticos, foi de 35,6 milhões, subindo 2,8% em comparação ao trimestre anterior e 12,1% na comparação anual.

 

O número de empregados sem carteira assinada no setor privado foi o maior da série, chegando a 12,8 milhões de pessoas. A porcentagem cresceu 4,3% em relação ao trimestre anterior e 23,6% no ano.

 

O número de empregados no setor público chegou a 11,6 milhões de pessoas, um crescimento de 2,4% frente ao trimestre anterior e ficou estável na comparação anual.

 

O rendimento real habitual caiu 7,2% no ano e ficou em R$ 2.613.

 

A pesquisa completa está disponível no site do IBGE.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil é o 13º país com mais empresas americanas, mostra levantamento

Um levantamento recente da Moody’s Analytics revela que o Brasil ocupa a 13ª posição mundial em número de empresas americanas, com 4.686 sedes...

Preço do ovo cai em julho, mas setor avícola se preocupa com tarifas de Trump

No início de julho, uma pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) revelou uma queda nos preços dos ovos. Este...

Após reunião, Alckmin afirma que big techs defenderam ‘Pix para todos’

Em um encontro recente com representantes das grandes empresas de tecnologia, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, destacou a importância do...