Alunos da UFMG que moram em Lagoa Santa ficarão sem transporte escolar

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

 

 
Alunos da UFMG que fazem uso do transporte escolar universitário disponibilizado pela Secretaria de Educação de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ficarão sem o serviço a partir do dia 15 de julho, antes da finalização presencial das atividades acadêmicas marcadas no calendário oficial para o dia 23 de julho.
 
Os dias sem a disponibilidade do transporte escolar têm causado preocupação aos alunos que ainda não sabem como vão conseguir finalizar as atividades acadêmicas como provas e apresentação de trabalhos.
 
A reportagem do Estado de Minas conversou com alunos que preferiram não se identificar. Eles disseram que não receberam aviso da Secretaria sobre a falta do serviço justamente na última semana. “Estou tentando negociar com um professor que vai aplicar uma prova se posso fazê-la de forma não presencial”. Outro aluno disse à reportagem que vai ter que dormir na casa de um colega de classe.
 
A Secretaria de Educação de Lagoa Santa atende os universitários da cidade que estudam em Belo Horizonte em três rotas: duas que passam na Avenida Cristiano Machado e uma que passa pela avenida Antônio Carlos.
 

Secretaria de educação justifica

 
A Secretaria de Educação de Lagoa Santa explica que realiza o serviço baseado no calendário escolar das escolas municipais que tiveram o fim das atividades no dia 11 de julho, após esse período toda a frota de ônibus vai para a manutenção e os motoristas são encaminhados para fazerem cursos e retornarem para o segundo semestre no dia 26 de julho.
 
Por saber que as atividades escolares da UFMG ficaram diferentes das demais faculdades da capital, a Secretaria de Educação conta que  estendeu para até o dia 15 de julho o atendimento da rota que faz a avenida Antônio Carlos.
 
O período letivo da UFMG ficou diferente das demais faculdades de Belo Horizonte devido à pandemia da COVID-19 e, para atender à grade curricular, as aulas presenciais e aplicação de provas para os alunos de graduação vão até sábado, 23 de julho. A partir daí, os professores terão até o dia 25 para aplicar os exames especiais e disponibilizar os resultados até o dia 27 de julho. O calendário da UFMG foi divulgado em dezembro de 2021.
 
A Secretaria de Educação de Lagoa Santa informou ainda que o transporte escolar universitário é gratuito e que a cada semestre letivo os alunos devem fazer o recadastramento. As vagas que sobram são atendidas com o novo cadastro, com previsão de abertura na segunda para a proxima semana. O critério utilizado pelo setor de transporte escolar é o sócio econômico.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia