Militares pedem ao TSE arquivos de eleições que Bolsonaro acusa de fraude

Publicado:

As Forças Armadas solicitaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os arquivos das urnas utilizadas nas Eleições de 2014 e 2018. Os anos em questão são os mesmo que o presidente Jair Bolsonaro aponta a existência de fraude. O pedido foi feito ao órgão por meio de ofício, segundo a Folha. 

Em sua live semana no último dia 7, Bolsonaro afirmou que irá convidar os embaixadores de todos os países para uma reunião  na qual irá apresenta “como é o sistema eleitoral brasileiro”. Disse também que apresentará um power point o que teria ocorrido nas referidas eleições. A retórica de fraude nas urnas eletrônicas brasileiras é repetida a exaustão pelo mandatário. 

De acordo com a reportagem, não é possível confirmar o objetivo das Forças Armadas com o pedido. Com os dados solicitados, no entanto, poderiam recontar votos e até mesmo realizar uma auditoria para procurar supostos problemas.

Desde 1996, quando começaram a ser utilizadas pelo sistema eleitoral brasileiro, nunca houve registro de fraudes nas urnas eletrônicas. 

No documento, os militares afirmam que as informações são necessárias para “esclarecer e conhecer os mecanismos do processo eleitoral com a finalidade de permitir a execução das atividades de fiscalização do processo eleitoral”

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tarcísio anuncia auxílio moradia para vítimas de incêndio em Santos

Em um gesto decisivo diante da tragédia, o governo de São Paulo anunciou um robusto auxílio moradia para as vítimas do devastador incêndio...

Lição de Trump (por Cristovam Buarque)

Seis décadas se passaram desde que os presidentes John F. Kennedy e Lyndon B. Johnson orientaram os militares brasileiros a derrubar João Goulart,...

O mal está feito (por André Gustavo Stumpf)

O dia amanheceu mais sombrio para o Brasil, que agora enfrenta uma crise sem precedentes nas relações com os Estados Unidos. O presidente...