Família Bolsonaro faz ao menos um ataque à imprensa por dia

Publicado:

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus filhos com cargos públicos, como o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e também Eduardo Bolsonaro (PL-SP), fizeram pelo menos um ataque a veículos da mídia por dia, de janeiro de 2021 até maio de 2022.
 
O levantamento feito pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) examinou 14.918 tweets e retweets feitos pela família a fim de desvendar padrões em suas ofensivas contra a liberdade de imprensa no Brasil.
 
Leia: Pré-campanha: ataques a políticos e imprensa preocupam autoridades 
Ataques, críticas e tentativas de descredibilização foram encontrados em 73% dos tweets em que os integrantes da família Bolsonaro mencionaram jornais, jornalistas ou a imprensa de modo geral. 
Carlos Bolsonaro foi o integrante que mais atacou, somando 351 publicações, respostas e compartilhamentos hostis ??? 86,9% das vezes que comentou sobre a mídia e seus profissionais dentro do recorte temporal analisado.
 
 
 
Leia: Bolsonaro sobre multa a jornalistas: ‘Tenho que pedir R$ 1 bi à imprensa’ 
 
Em seguida, está Eduardo, com 340 ataques (66,6% de seus tweets sobre imprensa) e Flávio, com 76 (62,8%). Já o chefe do executivo nacional adotou uma postura antagônica em relação à imprensa, meios de comunicação e comunicadores em 54,8% (34) de suas postagens e repostagens sobre o assunto.
 
 
 

Ataques em rede

Vale ressaltar ainda que os ataques à imprensa feitos pela família Bolsonaro estão conectados a contas que são frequentemente respondidas e retweetadas.
 
Leia:  

Bolsonaro sobre caso Genivaldo: “A imprensa sempre ao lado da bandidagem”
 
Essa rede é, sobretudo, formada por figuras conhecidas no cenário político nacional, ocupantes de cargos públicos e eletivos, e influenciadores com milhares de seguidores no Twitter.
 
São eles, por exemplo: o ex-secretário especial de Cultura do governo, Mario Frias (@mfriasoficial), o chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Heleno (@gen_heleno), o ex-secretário nacional de Incentivo e Fomento à Cultura, André Porciuncula (@andreporci), o comentarista político Rodrigo Constantino (@RConstantino) e o pastor Marco Feliciano (@marcofeliciano).
 
 
 
 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Copa Santa Catarina: veja jogos que o Metrópoles transmite esta semana

O Grupo Metrópoles está ampliando sua cobertura esportiva. Após adquirir os direitos de transmissão do Brasileirão Série D Will Bank, agora se prepara...

Amor pela jardinagem: morre primeira jardineira da Novacap aos 79 anos

Dona Damiana Maria da Silva, de 79 anos, a primeira jardineira da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), faleceu...

Suspeitos de chefiar tráfico na Favela do Moinho são alvos de operação

Uma operação do Ministério Público de São Paulo (MPSP) em conjunto com a Polícia Militar (PM) está em andamento. A ação visa cumprir...