Sabe aquela história contada nos livros de que o Brasil foi descoberto em Porto Seguro? Então, pesquisadores e historiadores sustentam ter havido uma adaptação aos fatos envolvendo a descoberta das terras brasileiras pelos portugueses da frota de Pedro Álvares Cabral.
A carta de Pero Vaz de Caminha relata o momento em que a tripulação portuguesa avistou o que ficou conhecido como Monte Pascoal. “Terra à vista! A saber, primeiramente de um grande monte, muito alto e redondo; e de outras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos; ao qual monte alto o capitão pôs o nome de O Monte Pascoal e à terra A Terra de Vera Cruz!”
De acordo com pesquisadores, o único ponto de onde se avista o Monte Pascoal é da Barra do Cahy, em território do município de Prado. O resgate deste importante fato histórico foi o marco para o trabalho de redescobrimento deste patrimônio do município pradense.
Resultado disto, na próxima quarta-feira (18), a Secretaria de Turismo do Prado (SEMTUR) vai inaugurar uma placa alusiva à chegada das caravelas portuguesas que atracaram em terras brasileiras no ano de 1500.
O lançamento do conceito de 1ª Praia do Brasil, localizada na Barra do Cahy, município do Prado, está marcado para às 09h00 da manhã do próximo dia 18, com a participação de índios pataxós, jornalistas de veículos de comunicação regional e nacional para testemunhar a instalação de uma placa alusiva ao conceito de que “O Brasil renasce, onde nasce”.
De acordo com Joklébio Coelho (Secretário Municipal de Turismo), “o projeto tem grande relevância para os pradenses, porque resgata a importância histórica dos fatos narrados por Pero Vaz Caminha ao Rei de Portugal. Então, vamos contar a história como ela de fato aconteceu, com o primeiro contato do homem branco com os primeiros brasileiros”, afirmou.
.
Comentários Facebook