Bolsonaro voltar a atacar urnas, e Fachin e Pacheco reagem a críticas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Brasília – O presidente Jair Bolsonaro (PL), que pretende disputar a reeleição em outubro, reuniu embaixadores de vários países, ontem, no Palácio da Alvorada, para criticar a eficácia das urnas eletrônicas e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele também criticou os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, presidente e vice do TSE, respectivamente, e Luís Roberto Barroso, ex-vice-presidente da corte. Os ministros do governo Carlos França (Relações Exteriores), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa), Ciro Nogueira (Casa Civil), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) estavam presentes. O acesso da imprensa ficou restrito às equipes que concordaram previamente em veicular a apresentação ao vivo e na íntegra. A TV Brasil, que é emissora estatal, transmitiu o evento.
Com direito a um PowerPoint, Bolsonaro disse que sua intenção era mostrar a ???realidade??? das eleições de 2014 e 2018. Ele iniciou a apresentação relatando a facada recebida na pré-campanha de 2018. ???Fui presidente gastando menos de 1 mi de dólares e dentro de um leito de hospital após sofrer um atentado e uma facada de um elemento de esquerda cujo inquérito não foi concluído apesar dos enormes indícios de interesses outros se fazerem presentes. Mas essa é uma questão interna nossa. Gostaria de ver esse inquérito concluído para chegar nos mandantes da tentativa de homicídio???, afirmou. Por duas vezes em investigações, a Polícia Federal concluiu que Adélio Bispo, preso no mesmo dia, agiu sozinho e que não houve mandantes no crime.
O presidente prosseguiu na investida contra o processo eleitoral afirmando querer ???eleições limpas???. ???O que eu mais quero para o meu Brasil é que a sua liberdade continue a valer também depois das eleições. O que eu mais quero por ocasião das eleições é a transparência. Nós queremos que o ganhador seja aquele que realmente seja votado. Nós temos um sistema eleitoral que apenas dois países do mundo usam???, alegou.
???Queremos eleições limpas, transparentes, onde o eleito realmente reflita a vontade da sua população???. Bolsonaro, então, citou o inquérito aberto pela Polícia Federal em 2018, na Superintendência Regional do Distrito Federal, após ser acionada pelo TSE. A motivação foi a suposta invasão de um hacker ao Sistema Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica (GEDAI-UE) ??? aplicativo que permite a instalação na urna das listas com os nomes e dados dos candidatos, junto com o software do sistema de votação, além de registrar a presença dos eleitores ???, e ainda o acesso a documentos sigilosos do Tribunal Superior Eleitoral. 
O inquérito mostra que foram adotadas várias diligências diferentes pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal para a investigação do caso, mas não há conclusão ou suspeita de que as urnas eletrônicas tenham sido comprometidas. Desde o início do voto eletrônico no Brasil, em 1996, nenhum caso de fraude foi identificado e comprovado.
???Quero me basear exclusivamente no inquérito da PF que foi aberto após o segundo turno das eleições de 2018, onde um hacker falou que tinha havido fraude por ocasião das eleições. Falou que ele e o grupo dele tinham invadido o TSE???, afirmou o presidente.

????? hora de dizer basta???, afirma presidente do TSE

Brasília – O ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reagiu aos novos ataques do presidente Jair Bolsonaro às urnas eletrônicas e ao Judiciário, na reunião com embaixadores realizada ontem no Palácio da Alvorada. O magistrado disse que há um ???inaceitável negacionismo eleitoral??? por parte do chefe do Executivo e seus apoiadores mais radicais e afirmou que é ???hora de dizer basta??? para os ataques. Fachin reiterou que não há nenhum indício de fraude nas urnas eletrônicas. ???A Justiça Eleitoral está preparada e conduzirá a eleição de 2022 de forma limpa e transparente. Como vem fazendo nos últimos 90 anos. E nos últimos 26 anos de forma eletrônica para votação???, afirmou.
???Há um inaceitável negacionismo eleitoral por parte de uma personalidade importante dentro de um país democrático, e é muito grave a acusação de fraude a uma instituição, mais uma vez, sem apresentar provas???, disse. A reação de Fachin ocorreu durante palestra em evento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Paraná. Segundo ele, o Judiciário se manteve à disposição do diálogo com o Executivo, sem necessidade de ataque.
???Sempre estivemos abertos ao diálogo, nenhum ataque pessoal ou à instituição foi ???contra-atacado???. Sempre houve a condução disciplinada e educadora com intuito de informar ao eleitorado a respeito do processo eleitoral e a função e capacidade do TSE e da Justiça Eleitoral como um todo, sua segurança, transparência e eficácia???, disse ele também.
O ministro lamentou a tensão entre os Poderes. ???Porém, neste momento, mais uma vez a Justiça Eleitoral e seus representantes máximos são atacados com acusações de fraude, ou seja, uso de má-fé. Ainda mais grave, é o envolvimento da política internacional e também das Forças Armadas, cujo relevante papel constitucional a ninguém cabe negar como instituições nacionais, regulares e permanentes do Estado, e não de um governo. ?? hora de dizer basta???, afirmou também o presidente do TSE. (Luana Patriolino)

Senador defende urnas eletrônicas

Brasília – O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também reagiu às acusações sem provas do presidente Jair Bolsonaro e defendeu a lisura do processo eleitoral. Ele divulgou nota à imprensa após o encontro de Bolsonaro com embaixadores no Palácio da Alvorada para questionar as urnas eletrônicas. ???Uma democracia forte se faz com respeito ao contraditório e à divergência, independentemente do tema. Mas há obviedades e questões superadas, inclusive já assimiladas pela sociedade brasileira, que não mais admitem discussão. A segurança das urnas eletrônicas e a lisura do processo eleitoral não podem mais ser colocadas em dúvida???, disse.
O senador afirmou também que não há razão para os questionamentos ao sistema eleitoral, que classificou como ???ruins para o Brasil sob todos os aspectos???. Pacheco voltou a dizer que o Congresso, eleito pelo sistema eletrônico, ???tem obrigação de afirmar à população que as urnas eletrônicas darão ao país o resultado fiel da vontade do povo, seja qual for???.
 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato à Presidência, afirmou pelas redes sociais: ????? uma pena que o Brasil não tenha um presidente que chame 50 embaixadores para falar sobre algo que interesse ao país. Emprego, desenvolvimento ou combate à fome, por exemplo. Ao invés disso, conta mentiras contra nossa democracia.???
 Ciro Gomes, presidenciável pelo PDT, declarou: ???Depois do horrendo espetáculo promovido, hoje, por Bolsonaro, ele não pode ser mais presidente de uma das maiores democracias do mundo ou o Brasil não pode mais se dizer integrante do grupo de países democráticos. Nunca, em toda história moderna, o presidente de um importante país democrático convocou o corpo diplomático para proferir ameaças contra a democracia e desfilar mentiras tentando atingir o Poder Judiciário e o sistema eleitoral. Bolsonaro cometeu vários crimes de responsabilidade???.
A também presidenciável Simone Tebet (MDB-MS), afirmou: ???O Brasil passa vergonha diante do mundo. O presidente convocou embaixadores e utilizou de meios oficiais e públicos para desacreditar mais uma vez o sistema eleitoral brasileiro. Reforço minha confiança na Justiça Eleitoral e no sistema de votação por urnas eletrônicas. Convido os demais candidatos a fazerem o mesmo???.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) saiu em defesa do pai. ???Toda a instabilidade jurídica e política no Brasil é consequência da intolerância do TSE em aprimorar o sistema de votação, o que causa desconfiança. No mesmo segundo que aceitarem as sugestões técnicas de especialistas (+ segurança e transparência) tudo estará resolvido???.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem Neymar, elenco do Santos se reapresenta para a temporada; veja

O Santos FC, junto da comissão técnica, se reapresentou na sexta-feira, 2 de janeiro, iniciando a pré-temporada de 2026. Os jogadores voltaram ao...

PMs são investigados por agredir suspeito e exigir senha de celular

Dois policiais militares do Batalhão de Ações Especiais (Baep) foram flagrados agredindo um suspeito durante uma abordagem em Candido Motta, interior de São...

De saída do Atlético-MG, Guilherme Arana se despede do clube; confira

Meta descrição: Guilherme Arana se despede do Atlético-MG em 2 de janeiro, com rumores sobre o futuro. Relembre a passagem do jogador, números...