Embaixada dos EUA diz confiar em eleições após reunião com Bolsonaro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A embaixada dos Estados Unidos do Brasil reiterou nesta terça-feira (19/7), em comunicado divulgado à imprensa, a confiança no sistema eleitoral brasileiro.

A nota (leia a íntegra abaixo) foi veiculada um dia após o encarregado de negócios da embaixada norte-americana, Douglas Koneff, participar de encontro promovido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), no qual o chefe do Executivo brasileiro voltou a levantar suspeitas sobre a urna eletrônica.

???Os Estados Unidos confiam na força das instituições democráticas brasileiras. O país tem um forte histórico de eleições livres e justas, com transparência e altos níveis de participação dos eleitores???, diz trecho do comunicado.

Na declaração à imprensa, a embaixada ainda disse estar confiante de que as eleições de outubro deste ano ???vão refletir a vontade do eleitorado??? e que o atual sistema de urnas eletrônicas ???servem como modelo para as nações do hemisfério [Norte] e do mundo???.

Reunião com diplomatas Nessa segunda-feira (18/7), o presidente Jair Bolsonaro recebeu cerca de 40 diplomatas estrangeiros para falar sobre a segurança das urnas eletrônicas.

No encontro com embaixadores, que ocorreu no Palácio da Alvorada e contou com a estrutura do governo para divulgação, o chefe do Executivo federal repetiu argumentos já desmentidos por órgãos oficiais e reiterou que as eleições deste ano devem ser ???limpas??? e ???transparentes???.

Logo após o fim do evento com embaixadores, o próprio presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, disse, sem citar Bolsonaro, que muitos ???buscam, sem muito disfarce, diluir a própria República e a constitucionalidade???.

Leia a íntegra da nota divulgada pela embaixada ???Como já declaramos anteriormente, as eleições no Brasil são para os brasileiros decidirem. Os Estados Unidos confiam na força das instituições democráticas brasileiras. O país tem um forte histórico de eleições livres e justas, com transparência e altos níveis de participação dos eleitores. 

As eleições brasileiras, conduzidas e testadas ao longo do tempo pelo sistema eleitoral e instituições democráticas, servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo. 

Estamos confiantes de que as eleições brasileiras de 2022 vão refletir a vontade do eleitorado. Os cidadãos e as instituições brasileiras continuam a demonstrar seu profundo compromisso com a democracia. ?? medida que os brasileiros confiam em seu sistema eleitoral, o Brasil mostrará ao mundo, mais uma vez, a força duradoura de sua democracia.???

O post Embaixada dos EUA diz confiar em eleições após reunião com Bolsonaro apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sucesso do Carnaval de Itabuna consolida liderança do prefeito Augusto Castro no sul da Bahia

Itabuna viveu o Carnaval Antecipado, reafirmando Augusto Castro como a principal liderança política do sul da Bahia. A festa, iniciada na quinta-feira, 22,...

Nikolas Ferreira chega a hospital para visitar feridos com raio em ato. Veja vídeo

Nikolas Ferreira visita apoiadores feridos após raio no DF. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), de chinelo e mancando, chegou ao Hospital de...

Bahia despacha Vitória com gol de carrinho e segue líder do Baiano

Pela 5ª rodada do Campeonato Baiano, o Tricolor de Aço venceu o Leão por 1 x 0, com Dell marcando o gol da...