A Casa de Cultura nasceu da ideia de Eujácio Muniz e Chica Xavier, que conceberam o projeto de criar uma biblioteca pública na cidade. A Chica foi logo solicitar ao amigo, Miguel Falabella, livros para começar o projeto.
O ator se sentiu prestigiado e veio à cidade do Prado. A amiga Chica Xavier realizava o sonho de Chica de ter uma biblioteca, enquanto Eujácio Muniz conseguia o espaço para o teatro. Assim nasceu a Casa de Cultura Miguel Falabella, em homenagem ao ator, fundada em 02 de Junho de 1997.
Um ano depois, nascia o grupo de teatro ??Prad??Art?. O projeto, desde sempre, conta com apoio da Prefeitura Municipal de Prado, numa iniciativa de apoio e valorização cultural ao grupo de teatro e à Casa de Cultura, ponto de referência dentre os atrativos turísticos.
Lá, os visitantes tem acesso à livros, artesanatos locais, fotos e pinturas de artistas pradense. Os atores do ??Prad??Art?, são uma atração à parte. Eles revivem grandes temas e outros do cotidiano, trazendo alegria aos turistas e à população de Prado.
A Casa de Cultura – idealizada por Miguel Falabella – ainda não tem sede própria, o que dificulta novos investimentos estruturais e culturais. Atualmente, está funcionando na Avenida Getúlio Vargas, na região central da cidade pradense.
Durante o verão deste ano (2017), o local vem fazendo ações culturais para o turista e moradores, no intuito de aproximar pais e filhos, num projeto batizado de ??Rua do Lazer?. A iniciativa ?? em parceria com a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura ?? conta com brincadeiras: pula corda, amarelinha, pião, pintura no rosto, perna de pau e desenho no papel madeira, além de peças teatrais.
Visite a Casa de Cultura e ajude influenciar os jovens da cidade, formando cidadãos conscientes e participativos das opções de cultura e lazer, além de contribuir com a formação de atores de teatro, artistas locais, músicos, dentre outros.
A cultura contribui para a formação de adultos fortes para a vida.
.
Comentários Facebook