O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) determinou que o governador Romeu Zema (Novo), remova conteúdos das redes sociais que configuram ???publicidade???, em seu perfil pessoal. A decisão é do juiz federal Juiz federal Guilherme Mendonça Doehler, relator da ação movida por PT, PCdoB e PV, alega que o chefe do Executivo estadual sustenta ???promoção pessoal às custas da estrutura organizacional e financeira do governo do Estado???, o que infringe a lei eleitoral. A ação alega que Zema já assumiu sua condição de pré-candidato, mas ???segue divulgando em sua página pessoal na rede social Instagram publicidade com nítido caráter institucional???.
O PT aponta que o governador exibe ???reiterados e maciços símbolos, logo, marcas, brasão e slogan, além de outras referências ao governo de Minas Gerais e a órgãos públicos e entidades da administração pública indireta vinculados à sua pessoa, bem como o compartilhamento de publicações da Agência Minas, o veículo de notícias oficiais da administração estadual???. Além disso, o governador ???iniciou uma inédita agenda de visitas e de entregas de obras e/ou de programas públicos de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social???.
Todo material é compartilhado pelo governador em seu perfil oficial do Instagram, por meio dos ???destaques??? com os temas ???gestão, social, desenvolvimento, turismo, segurança, saúde, estradas, ambiente, educação e cultura???. Nele, o pré-candidato ao pleito compartilha cerimônias do governo em diferentes cidades mineiras. ???Todos os eventos custeados ou subvencionados pelo Poder Público, em cerimônias realizadas em diferentes cidades mineiras, com o dispêndio de elevadas cifras de recursos públicos, utilizados tanto na estruturação e preparação dos locais, quanto na própria cobertura midiática dos eventos???, ressalta também o documento do PT.
Segundo o magistrado, pela Constituição Federal, ???são proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, as condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais???. Assim sendo, é vedado o uso do material que seja às custas do Governo de Minas. Ele ainda destacou que ???não é proibido aos candidatos ou pré-candidatos a divulgação de seus feitos como gestor público, o que não significa que seja permitida, no entanto, a transposição da publicidade institucional dos meios oficiais de comunicação para a página pessoal do gestor em rede social na internet, como na espécie???. A ação também exige que a plataforma do Instagram, que pertence ao Facebook, delete todos os conteúdos do governador e citou alguns exemplos. No entanto, o juiz federal Guilherme Mendonça Doehler, apontou que ???o próprio requerido deverá cumprir a ordem judicial nesse sentido???.
DEFESA
O Estado de Minas procurou o governador Romeu Zema, que ressaltou ter feito um governo transparente desde que assumiu a gestão. ???Minas conquistou o primeiro lugar no ranking de transparência pública da Controladoria-Geral da União (CGU), desde 2021???, afirmou. ???O resultado inclui também as redes sociais que, ao longo da minha gestão, são atualizadas diariamente para informar aos mineiros o que estamos fazendo para consertar os estragos deixados pelo Pimentel-PT e as realizações que colocaram Minas de novo nos trilhos???, destacou o governo. ???Essa transparência, premiada pelos órgãos competentes, ocorreu ao longo de toda minha gestão e não apenas em época de eleição, como políticos do passado estão acostumados a fazer???, completou. Desde que assumiu, Zema tem feito duras críticas à gestão do seu antecessor, o petista Fernando Pimentel.
Reprodução/Redes sociais
Em um crime chocante, Roseane Tenório dos Santos Jerônimo foi assassinada pelo ex-companheiro Erick Lucas da Silva durante um encontro em Maceió...
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Comentários Facebook