Bolsonaro: ‘Jovens têm que correr atrás. Eu não crio emprego’

Publicado:

O presidente Jair Bolsonaro rebateu os jovens que culpam o governo pelo desemprego no Brasil. Em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, ele criticou a educação nas gestões petistas e afirmou que quem cria postos de trabalho “é a iniciativa privada”.

“Por que o ensino foi de mal a pior nos governos do PT? Porque interessa à juventude ser doutrinada, ser um boca aberta aí. (Dizem) ‘A culpa é do governo. Cadê o meu emprego? Você tem que correr atrás. Eu não crio emprego. Quem cria emprego é a iniciativa privada. Eu não atrapalho o empreendedor”, complementou.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação entre a população de 18 a 24 anos no primeiro trimestre de 2022 fechou em 22,8%. Já o número geral é de 9,8% (10,6 milhões de pessoas).

Geração de empregos

A Lei da Liberdade Econômica foi citada por Bolsonaro como uma medida que contribuiu para a geração de empregos. De acordo com o IBGE, foram criadas 2.730.597 vagas formais em 2021, ante 191.455 mil em 2020.

O índice de informalidade no primeiro trimestre deste ano é de 40,1% – 39,1 milhões de pessoas. Os desalentados – que desistiram de buscar trabalho – representam 4,3 milhões.

Renda

Apesar do aumento no número de empregos, o rendimento real em salários caiu 7,2%, a R$ 2.613. O dado negativo é consequência da inflação de 11,89% de junho de 2021 a maio de 2022 e também da quantidade maior de profissionais com remunerações inferiores.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Na CLDF, Saúde anuncia concurso para especialistas da área em breve

Em uma recente prestação de contas na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), realizada no dia 21 de agosto, a Secretaria de Saúde...

“O futuro dos seus netos será falar inglês”, diz Eduardo a Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro e seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro, se envolveram em conversas que despertaram atenção. Em mensagens privadas, Eduardo...

Ao lado de piloto da F1, Ibaneis anuncia data para reabrir Autódromo

O governador Ibaneis Rocha, em um evento realizado no dia 20 de agosto, anunciou a tão esperada reabertura do Autódromo de Brasília. Marcada...