SSP-BA encontra nove foragidos da Justiça em 24h através de reconhecimento facial

Publicado:

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) afirmou, neste sábado (23), ter encontrado nove foragidos da Justiça no período de 24 horas através do Sistema de Reconhecimento Facial da pasta.

 

O primeiro suspeito, apontado como autor de um assassinato e com mandado expedido pela Vara Criminal de Itapetinga, foi identificado e preso na manhã desta sexta-feira (22), em Itabuna, sul do estado.

 

Depois, quatro suspeitos de praticar assaltos foram presos no mesmo dia, só que em Salvador. As prisões ocorreram entre 10h e 16h de sexta. Os homens possuíam mandados de prisão expedidos pelas comarcas de Salvador, Lauro de Freitas e Feira de Santana.

 

Na manhã do sábado, mais três suspeitos foram presos em Salvador: o primeiro às 8h59, o segundo às 9h43 e o terceiro às 11h35.

 

De acordo com a SSP-BA, os dois primeiros foragidos teriam envolvimento com roubos na capital e na Região Metropolitana de Salvador, enquanto o terceiro é acusado de tráfico de drogas. Eles possuíam mandados expedidos pela Vara Criminal de Salvador.

 

Por fim, na tarde deste sábado, por volta de 14h46, um suspeito com mandados de prisão expedidos nos anos de 2018 e 2021 pelas 7ª e 13ª Varas Criminais de Salvador, pelo crime de roubo, também foi preso.

 

Até o momento, a SSP-BA contabiliza a prisão de 327 suspeitos de crimes através do Sistema de Reconhecimento Facial. Ainda assim, o método é muito contestado por entidades ligadas aos direitos humanos, devido à inexatidão do processo de identificação.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovens e negras: Anuário da Segurança Pública releva perfil das vítimas de feminicídio e mortes violentas

O Brasil enfrenta um alarmante índice de feminicídios, com uma mulher assassinada a cada 6 horas em 2024. O recente Anuário da Segurança...

Idosos impulsionam crescimento da população online na Bahia

Em 2024, um marco importante foi alcançado na Bahia: mais da metade da população idosa, aqueles com mais de 60 anos, está conectada...

Porto Seguro é única cidade do nordeste entre os municípios com maiores taxas de estupro do país, aponta estudo

Um recente estudo do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025 trouxe à tona dados alarmantes sobre a violência de gênero no Brasil....