Das 214 mil pessoas filiadas a partidos no DF, 53% são mulheres

Publicado:

O Distrito Federal tem, atualmente, 214.704 eleitores filiados a algum partido político. Nesse grupo, mulheres entre 45 e 59 anos e solteiras são a maioria.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), elas representam 54% de todo o eleitorado da capital federal. Do total de 1,1 milhão de mulheres aptas a participar do pleito de outubro deste ano, 113.886 estão filiadas a alguma legenda.

Veja quais são os pré-candidatos ao governo do Distrito Federal no site do Metrópoles sobre as eleições.

Entre a população feminina filiada, 40.450 têm de 45 a 59 anos e 56,6 mil estão solteiras.

A segunda faixa etária que mais tem eleitoras filiadas é a de 35 a 44 anos. Entre as mais jovens, de 20 anos ou menos, há 199.

Apesar de a faixa etária da maioria ser a partir de 45 anos, grande parte das filiadas tem como grau de instrução o ensino médio completo. Cerca de 19,8% completaram o ensino superior, e 1,32% dessas mulheres, ou 1.500, são analfabetas.

Não há estatísticas com recorte por cor de pele. Portanto não é possível saber quantas se autodeclaram brancas, pretas, pardas, amarelas ou indígenas.

Partidos Ainda de acordo com os dados do TSE, das 32 siglas listadas na Corte Eleitoral, o MDB e o PT são as duas com mais pessoas do sexo feminino filiadas. São, respectivamente, 15.552 e 15.488.

Em seguida, aparecem o PSDB, com 10,9 mil, e o PP, com 10,2 mil. No outro extremo, há o UP, com 19 mulheres filiadas; o PCO, com 47; e o Novo, com 78.

Na faixa etária que é maioria no panorama geral, o PT é a sigla que mais tem mulheres de 45 a 59 anos filiadas, sendo 5.664. O MDB é o segundo, com 5.283.

Análise A cientista política Noemí Lopes explica que esse cenário mostra como a participação das mulheres na política é importante. ???Elas gostam sim, querem participar de política e colocar o nome na disputa.??? A especialista destaca que os dados são de interesse dos próprios partidos.

????? importante para que os candidatos saibam como conversar com esse público. As bandeiras são diferentes, as causas pelas quais essas mulheres se interessam vão ser diferentes???, assinala a cientista.

Noemí afirma que as eleitoras podem influenciar no pleito de outubro. ???Espero que haja sim influência nas eleições deste ano. Não apenas de as mulheres olharem para si e reconhecer o poder de decisão que está em suas mãos enquanto maioria do eleitorado, que reconheçam a necessidade de participação delas e votem em pessoas que as representem.???

Apesar de elas serem maioria, a especialista destaca que ainda há barreiras que impedem maior participação feminina. ???Que abram a oportunidade para essas mulheres ocuparem espaços de protagonismo, e não apenas como coadjuvantes ou para preenchimento de cotas???, ressalta.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles-DF: (61) 9119-8884.

O post Das 214 mil pessoas filiadas a partidos no DF, 53% são mulheres apareceu primeiro em Metrópoles.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Independiente bane 25 torcedores que participaram de briga contra La U

O Independiente anunciou nesta segunda-feira o banimento de 25 torcedores envolvidos em uma briga durante o jogo contra a Universidad de Chile, ocorrida...

CIEE faz mutirão com 500 vagas de estágio. Veja como se candidatar

Em comemoração ao Dia do Estagiário, o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) promoverá um mutirão com mais de 500 vagas para estágios...

Jóquei Clube: novo bairro reúne qualidade de vida e sustentabilidade

O Setor Jóquei Clube (SJC), novo bairro residencial planejado em Brasília, promete trazer modernidade e qualidade de vida para seus futuros moradores. Com...