Morre ex-primeiro-ministro da Irlanda do Norte e vencedor do Nobel

Publicado:

“?? com grande tristeza que a família de Lord Trimble anuncia que este faleceu nesta segunda após uma curta doença”, referiu o Partido Unionista do Ulster, num comunicado em nome da família do ex-governante.

O jurista protestante, que entrou na política no início dos anos 1970 através do partido unionista Vanguarda, próximo de paramilitares, ajudou a formar, um quarto de século depois, o Acordo de Paz da Sexta-Feira Santa com o falecido católico John Hume, co-vencedor do Nobel.

“Profundamente entristecido pela morte de David Trimble, alguém que desempenhou um papel crucial e corajoso para trazer a paz à Irlanda do Norte”, destacou o primeiro-ministro irlandês, Micheal Martin, através da rede social Twiiter.

Já o primeiro-ministro demissionário do Reino Unido, Boris Johnson, lamentou a morte de um “gigante da política britânica e internacional”, que “será lembrado por muito tempo por seu intelecto, bravura pessoal e determinação feroz de mudar a política para melhor”.

Também Liz Truss, chefe da diplomacia britânica e candidata a Downing Street, destacou Trimble como a “grande figura”, fundamental para fechar o acordo de paz e “criar a Irlanda do Norte de hoje.

Trimble liderou o primeiro governo de partilha de poder que emergiu do acordo, que encerrou três décadas de confrontos sangrentos entre republicanos, principalmente católicos e partidários da reunificação irlandesa, e unionistas, principalmente protestantes e defensores da manutenção da província na coroa britânica.

“David Trimble era um homem de coragem e visão. Escolheu aproveitar a oportunidade para a paz quando esta se apresentou e procurou acabar com as décadas de violência que assolaram a sua amada Irlanda do Norte”, sublinhou o líder do Partido Unionista do Ulster, Doug Beattie.

Depois de conviver com os extremistas da Vanguarda, David Trimble juntou-se ao Partido Unionista do Ulster (UPP) em 1978 e assumiu como líder em 1995, cinco anos após seu primeiro mandato como membro do Parlamento britânico em Londres.

No outono de 1997, após o cessar-fogo do Exército Republicano Irlandês (IRA), Trimble foi o primeiro oficial unionista a iniciar um diálogo com os republicanos do Sinn Fein, o ramo político do IRA.

Juntamente com o ex-líder católico John Hume, David Trimble recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1998, em reconhecimento dos “seus esforços para encontrar uma solução pacífica” para os problemas que causaram mais de 3.500 mortos.

Apoiante do Brexit, Trimble criticou o protocolo da Irlanda do Norte no ano passado, contestando que este era ilegal porque, ao deixar a Irlanda do Norte associada à união aduaneira da União Europeia, estavam a ser violado os Atos de União que criaram o Reino Unido em 1800 e a Lei da Irlanda do Norte, que promulgou o Acordo de Paz da Sexta-feira Santa de 1998.

 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump chama Putin de ‘cara durão’, mas demonstra impaciência e diz que submarinos estão perto da Rússia

Em uma recente entrevista à Newsmax, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou ter ordenado o envio de dois submarinos nucleares para...

Vulcão entra em erupção após 450 anos em região afetada por terremoto na Rússia

No coração da península de Kamchatka, na Rússia, um cenário incomum e impressionante se desenrolou recentemente. Após mais de 450 anos de silêncio,...

Bukele nega que reeleição ilimitada represente ‘fim da democracia’ e aponta preconceito com ‘país pobre’

Em um dia marcado por polêmicas, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, defendeu a reforma constitucional que permite a reeleição ilimitada, afirmando...