O consórcio de veículos da imprensa irá promover um debate entre os candidatos à presidência da República no dia 14 de setembro. A mudança ocorre após Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula (PT) não confirmarem presença em debates na CNN, Band e Rede TV.
“O objetivo de assegurar que o eleitor brasileiro consiga ter conhecimento aprofundado sobre o que pensam e como se posicionam em relação aos temas centrais os candidatos favoritos a governar o país pelos próximos quatro anos”, afirmou o consórcio.
Ainda nesta semana, o candidato à presidência pelo PT afirmou que participaria de debates, portanto que não ficasse “refém” de vários eventos (veja aqui). Em entrevista ao Uol, Lula sugeriu que fossem realizados três debates em pool, anteriormente eram previstos nove encontros.
Inicialmente, a imprensa irá convidar os quatro primeiros colocados da pesquisa da Datafolha que antecede a realização do encontro. Caso ocorra empate, será convidado o presidenciável que tiver mais alianças no Congresso Nacional.
A união dos veículos de imprensa é composta por Folha de São Paulo, Uol, Estadão, O Globo e Valor Econômico. Somados, os membros do consórcio são lidos mensalmente por 74 milhões de pessoas.
Outro debate em pool está organizado para ocorrer no dia 28 de agosto, ás 21h, segundo informações do O Globo. Os veículos de imprensa que formaram a união são Folha de São Saulo, TV Cultura, Band e Uol.
O atual presidente, Jair Bolsonaro, não confirmou presença em nenhum debate. Contudo, ele afirmou nesta semana que aceitaria um encontro “mano a mano” com seu principal rival nestas eleições, o ex-presidente Lula (relembre aqui).
Comentários Facebook