Atlético e Palmeiras iniciam disputa por vaga na semifinal da Libertadores

Publicado:

Chegou o dia em que Atlético e Palmeiras iniciam a disputa por uma vaga na semifinal da Copa Libertadores. A partir das 21h30, no Mineirão lotado, o Galo tenta dar o troco pela eliminação no ano passado, enquanto o Alviverde segue em busca do tricampeonato consecutivo. 

 
No ano passado, o Palmeiras levou a melhor no confronto pela semifinal. O Alviverde eliminou o Atlético pelo critério do gol marcado como visitante (0 a 0 no Allianz Parque e 1 a 1 no Mineirão). O time paulista arrancou para o bicampeonato, quando bateu o Flamengo na decisão, enquanto o Galo levou os dois grandes títulos do futebol brasileiro: Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.
 
Neste ano, a situação está um pouco diferente, especialmente para o Atlético. O Galo vem em má fase. São duas derrotas e um empate nos últimos jogos. O clube trocou recentemente de treinador: saiu Turco Mohamed para o retorno de Cuca. Na estreia do mais vitorioso comandante da história alvinegra, os mineiros foram goleados pelo Internacional, por 3 a 0, no último domingo.
 
A derrota deixou o Atlético dez pontos atrás do líder do Campeonato Brasileiro, justamente o Palmeiras, adversário desta noite. O Alviverde teve eliminação recente na Copa do Brasil, mas segue em alta em busca de mais títulos sob o comando de Abel Ferreira.
 
Atlético e Palmeiras estão entre os times que detém recordes na Copa Libertadores. O Galo é o time com a maior sequência invicta da história, com 18 jogos. O time paulista, por outro lado, está há 16 jogos sem perder na competição. Se não for derrotado nas quartas de final, o Alviverde vai igualar a marca do Alvinegro.

 
Por outro lado, o Atlético pode dar fim à série invicta do Palmeiras como visitante na Libertadores. O time paulista não perde há 19 partidas longe de seus domínios na competição.

 
Para proteger o seu recorde e acabar com o número do Palmeiras como visitante, o Atlético aposta em sua força como mandante na Libertadores. O Galo nunca perdeu um jogo de mata-mata da competição como mandante. Em 17 partidas, são nove vitórias e oito empates.
 
O Atlético tem outro ponto favorável para o confronto. Desde a chegada de Abel Ferreira ao Palmeiras, são duas vitórias do Galo e quatro empates. No entanto, o Alvinegro não conseguiu vencer os últimos jogos contra o rival. O zagueiro Junior Alonso diz que a equipe precisa fazer para sair com vantagem do Mineirão.
 
“Nos últimos jogos, empatamos com eles. O Palmeiras é um time muito competitivo. Nós também. A gente sabe que nesse tipo de jogo não tem margem de erro. Eles sabem jogar essa competição e nós precisamos fazer um grande trabalho. Ter a posse de bola o maior tempo possível e não cometer erros. Sabemos que o Palmeiras é um time reativo, que joga muito no contra-ataque. Tem jogadores de muita velocidade. A bola parada deles também é forte. Temos que estar preparados para isso”, disse.

 

Escalação do Atlético 

 
No Galo, o volante Allan ainda precisa cumprir suspensão na Libertadores. Ele foi punido pela Comissão Disciplinar com dois jogos por uma cotovelada em lance sem bola durante o duelo de ida com o Emelec, no Equador, ainda pelas oitavas de final. Otávio é o substituto natural.
 
Além de Allan, Cuca deve ter dois desfalques para o confronto com o Palmeiras. O primeiro deles é o lateral-esquerdo Guilherme Arana, que foi substituído com dores musculares na derrota para o Internacional, no último domingo (31), e virou motivo de preocupação. Na última segunda-feira (1°), o defensor fez exames para identificar a gravidade da lesão e trabalhou com a fisioterapia do Galo. Dodô, que voltou a campo no último domingo após mais de cinco meses, e Rubens brigam pela vaga.
 
O outro é o meio-campista Matías Zaracho. O argentino foi preservado no revés diante do Inter, mas também pode ficar de fora do embate no torneio continental por processo de fortalecimento muscular. Segundo a assessoria do clube, o meia seguiu com trabalhos físicos em separado, no treino desta segunda-feira. Vargas, Ademir e Pedrinho brigam pela vaga caso ele não entre em campo.
 
Há ainda outra baixa importante para a Libertadores no elenco. Trata-se do atacante argentino Cristian Pavón, que ficou de fora da lista de inscritos do Atlético para a próxima fase. Ele ainda precisa cumprir uma punição de seis jogos da Conmebol na competição.

 

Escalação do Palmeiras 

 
O técnico Abel Ferreira não poderá contar com Rony no Mineirão. Ele está recuperado de uma lesão na coxa esquerda e iniciou a transição física na segunda-feira, mas acabou fora da lista de relacionados.
 
Sendo assim, a tendência é que o técnico do Palmeiras opte pela entrada do atacante argentino José Manuel López, autor de um dos gols da vitória do Alviverde sobre o Ceará, no último domingo. 
 

ATL??TICO X PALMEIRAS

 

Atlético

Everson; Mariano, Nathan Silva, Alonso e Dodô (Rubens); Otávio, Jair e Nacho Fernández; Vargas (Zaracho), Keno e Hulk
Técnico: Cuca
 

Palmeiras

Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Gustavo Scarpa, Dudu e López
Técnico: Abel Ferreira
 
Motivo: jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores
Estádio: Mineirão
Data e horário: quarta-feira, 3 de agosto, às 21h30
Transmissão: ESPN, Star+ e Facebook Watch
 
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Diego Bonfá (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
VAR: Juan Lara (BOL)

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jequié recebe dois jogos seguidos pela Copa do Brasil pela primeira vez na história

Pela primeira vez em sua história, a cidade de Jequié participa da Copa do Brasil,  e em dose dupla. Esta semana, dois jogos decisivos...

Olheiros do Esporte Clube Bahia estarão em Prado nesse final de semana observando atletas da região

Os olheiros do Esporte Clube Bahia vão realizar avaliações para categorias de base em Prado, observando o potencial dos atletas participantes. a chamada peneira acontecerá...

Jogadores profissionais do Sport Recife homenageiam jogadores da base no dia das crianças

O dia das crianças foi comemorado com uma homenagem de renomados jogadores profissionais do Sport Recife num evento inspirador para jovens que acreditam na...