STF adia retomada de julgamento sobre Lei de Improbidade

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou, hoje (10), a retomada do julgamento sobre a constitucionalidade das alterações promovidas na Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429 de 1992). A norma trata das punições a agentes públicos nos casos em que provoquem danos aos cofres públicos.ebcebc

A análise da questão estava prevista para a sessão de hoje, mas o julgamento não foi retomado devido à questão de ordem formulada pela ministra Cármen Lúcia envolvendo outro processo, a revisão criminal do ex-senador Ivo Cassol, condenado pela Corte.

O julgamento começou na semana passada. Até o momento, somente os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça proferiram seus votos.

Devido ao Dia do Advogado, comemorado amanhã (11), não haverá sessão na Corte. Dessa forma, a questão será julgada somente a partir da semana que vem, após 15 de agosto, prazo final para apresentação das candidaturas às eleições de outubro.

O resultado do julgamento terá impacto nas candidaturas de políticos que foram beneficiados pelas mudanças e liberados para concorrer às eleições de outubro. Antes da mudança na lei, esses políticos estavam inelegíveis.

As mudanças foram aprovadas pelo Congresso na Lei 14.230 de 2021 e sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro do ano passado. O texto final flexibilizou a lei para exigir a comprovação de intenção (dolo) para a condenação de agentes públicos.

A norma aprovada deixou de prever punição para atos culposos (sem intenção), e alterou os prazos prescricionais de ações judiciais.

A discussão principal está em torno da retroatividade da lei, ou seja, se os benefícios podem alcançar as pessoas que já foram condenadas.

Pela Constituição, novas normas penais podem retroagir para beneficiar condenados em ações criminais. Os defensores da retroatividade sustentam que a nova lei definiu que as condutas de improbidade têm natureza de direito sancionador, ou seja, também devem retroagir.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Boletim semanal de arboviroses – 28/04 a 04/05

Entre os dias 28 de abril e 04 de maio, a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Vigilância Epidemiológica, informou que houve 477 novos casos de arboviroses (dengue, zika e chikungunya) nesta semana. Em relação à semana anterior, houve redução de aproximadamente 36,7% do número de casos. Foram notificados

Teixeira de Freitas sedia encontro da RENAST; confira

Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Foto: Junior Origem) A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, promoveu na terça-feira (07), o encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) no auditório da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Organizado pela

Prefeitura realiza terraplanagem em bairro de Teixeira de Freitas

Terraplanagem no bairro Liberdade II (Foto: Junior Origem) Visando melhorar significativamente a infraestrutura e qualidade de vida dos teixeirenses, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas avança com diversas frentes de atuação pelo município, como no bairro Liberdade II. A Secretaria de Infraestrutura realiza, no momento, o serviço de terraplanagem com compactação em vias como