Eleições 2022: 67% dos candidatos em Minas são homens, e 32%, mulheres

Publicado:

Apesar das leis de incentivo da participação feminina na política, o número de mulheres que se candidataram a vagas nas eleições deste ano ainda é menos que a metade o dos homens.

Com o encerramento do registro de candidaturas, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) divulgou um balanço das 2.500 inscrições às vagas, onde aponta a diferença de 67,75% e 32,25%, respectivamente.

 
Leia:   Eleições 2022: veja o que pode ou não no dia da votação
  
Este total representa 5,1% a mais que no último pleito, em 2018, quando foram 2.374 pedidos. Confira a quantidade de candidatas e candidatos por cargo:
  • Deputado federal: 1.071
  • Deputado estadual: 1.382
  • Senador: 9 (com 2 suplentes cada)
  • Governador: 10 (com 1 vice cada)
Além disso, a maioria dos candidatos tem ensino superior completo: 1.267 (50,76%). Quanto à raça, 1.234 pessoas (49,44%) se declararam brancas e 1.222 (48,95%) se declararam pretas ou pardas. Há, ainda, 25 pessoas com raça não informada, nove identificadas como cor amarela e seis indígenas.
 
Leia:  Eleições 2022: Lula e Bolsonaro focam campanha em Minas
As estatísticas detalhadas sobre as candidatas e candidatos de Minas Gerais podem ser consultadas no sistema Estatísticas Eleitorais, do TSE. Basta acessar a aba “Candidaturas” e, em seguida, ???Perfil das candidaturas???. Na página, é necessário mudar a abrangência para Minas Gerais, alterando os filtros de pesquisa na parte superior.
 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Influencer é condenado pela Justiça de São Paulo por vídeo machista

A Justiça de São Paulo decidiu que um influencer digital, conhecido como Moskitão, deve indenizar uma mulher em R$ 15 mil. A condenação...

PF desarticula grupo que vendia dados sigilosos de segurados do INSS

A Polícia Federal, em colaboração com a Coordenação-Geral de Inteligência do Ministério da Previdência Social, lançou a Operação Truth nesta quarta-feira. O foco...

“Não há nada que vai nos parar”, diz relator da CPMI do INSS

Ricardo Ayres, relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS, não poupou palavras ao afirmar que “nada nos deterá” quando questionado sobre...