Anvisa: máscara não é mais obrigatória em voos e aeroportos brasileiros

Publicado:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que o uso de máscaras em aeroportos e aeronaves não é mais obrigatório nesta quarta-feira (17/8). A decisão foi unânime entre os cinco diretores da agência, que agora passa a apenas recomendar o uso de máscaras na aviação. 

 

“Diante do atual cenário, o uso de máscaras, adotado até então como medida de saúde coletiva, é convertido em medida de proteção individual”, diz o texto da decisão. Em maio deste ano, a Anvisa liberou o serviço de bordo nos aviões.

 

A obrigatoriedade do uso de máscaras pela Anvisa estava em vigor desde 2020. Em abril deste ano, o Ministério da Saúde encerrou o estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin).

 

???Anvisa continua recomendando o uso de máscaras por todos, especialmente para pessoas vulneráveis ou com sintomas gripais, como medida de proteção individual, não só contra a COVID-19, mas também para todas as demais doenças transmissíveis por via respiratória???, disse o relator, o diretor Alex Machado Campos. 

Com a mudança no uso de proteção facial, está mantido o desembarque das aeronaves por fileiras, para reduzir aglomerações nos corredores e o risco de contágio. Os aeroportos e aviões ainda devem também continuar a ofertar álcool em gel e fazer procedimentos de limpeza e desinfecção dos espaços. Os sistemas de climatização também devem ser mantidos.

Os avisos sonoros também continuarão sendo realizados, incluindo a recomendação do uso de máscara por populações mais vulneráveis à COVID-19, como pessoas imunossuprimidas, crianças e idosos.

 

*Estagiária sob supervisão 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia aponta para 4 crimes de Gato Preto em acidente de carro; veja

Samuel Sant’Anna, conhecido como Gato Preto, viveu um momento conturbado em São Paulo. Na manhã de quarta-feira (20), ele se envolveu em um...

Malafaia pressionou Bolsonaro a usar sanções americanas para coagir STF

O pastor Silas Malafaia tem se mostrado cada vez mais influente nos bastidores da política brasileira, especialmente em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro....

Atleta patrocinada pelo Banco da Amazônia conquista 13 ouros na Copa Amazônia Internacional

Pietra Diniz, de 15 anos, também obteve recorde absoluto e troféu de melhor índice técnico; nadadora relata que suporte financeiro do banco é decisivo para alcançar os seus objetivos no esporte