Anvisa: máscara não é mais obrigatória em voos e aeroportos brasileiros

Publicado:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que o uso de máscaras em aeroportos e aeronaves não é mais obrigatório nesta quarta-feira (17/8). A decisão foi unânime entre os cinco diretores da agência, que agora passa a apenas recomendar o uso de máscaras na aviação. 

 

“Diante do atual cenário, o uso de máscaras, adotado até então como medida de saúde coletiva, é convertido em medida de proteção individual”, diz o texto da decisão. Em maio deste ano, a Anvisa liberou o serviço de bordo nos aviões.

 

A obrigatoriedade do uso de máscaras pela Anvisa estava em vigor desde 2020. Em abril deste ano, o Ministério da Saúde encerrou o estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin).

 

???Anvisa continua recomendando o uso de máscaras por todos, especialmente para pessoas vulneráveis ou com sintomas gripais, como medida de proteção individual, não só contra a COVID-19, mas também para todas as demais doenças transmissíveis por via respiratória???, disse o relator, o diretor Alex Machado Campos. 

Com a mudança no uso de proteção facial, está mantido o desembarque das aeronaves por fileiras, para reduzir aglomerações nos corredores e o risco de contágio. Os aeroportos e aviões ainda devem também continuar a ofertar álcool em gel e fazer procedimentos de limpeza e desinfecção dos espaços. Os sistemas de climatização também devem ser mantidos.

Os avisos sonoros também continuarão sendo realizados, incluindo a recomendação do uso de máscara por populações mais vulneráveis à COVID-19, como pessoas imunossuprimidas, crianças e idosos.

 

*Estagiária sob supervisão 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avião de pequeno porte cai sobre casa em Goiânia

Um avião de pequeno porte caiu sobre uma casa no bairro Setor Santos Dumont, em Goiânia, na tarde desta segunda-feira (13). O...

Piora estado de saúde de mulher intoxicada por ‘falsa couve’ em MG

Quatro moradores de uma mesma família foram internados em estado grave em Minas Gerais após consumirem uma planta tóxica confundida com couve. O...

Intoxicação por metanol: Brasil registra 32 casos confirmados e investiga outros 181

O Brasil confirmou 32 casos de intoxicação por metanol, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados no dia 13 de outubro. Esse número...