A prefeita de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Moema Gramacho, fez um apelo para que pais e responsáveis de crianças as levem para vacinar nos postos de saúde da cidade. Segundo Gramacho, os postos ainda mantém uma quantidade, mas há risco de desabastecimento, caso não cheguem novas remessas de imunizações.
“Todos os estoques estão terminando, porque, dificilmente, a gente viu chegar vacina. Mas nós já vacinamos bastante. Infelizmente, ainda tem alguns pais e responsáveis que não atentaram para essa importância de evitar que doenças que tinham sido erradicadas ou deixado de acontecer e, portanto, a gente faz um apelo a aqueles pais e responsáveis que ainda não vacinaram suas crianças por outras vacinas que não as da Covid-19, que as levem nos postos que estão à disposição”, disse a prefeita durante evento nesta segunda-feira (5).
Na ocasião, o governador Rui Costa participava da entrega do Projeto-piloto Ecológico com entrega de ônibus elétricos para atender a população da RMS. A respeito do veto ao piso da enfermagem, Moema declarou que Lauro de Freitas pode pagar, mas fez o contraponto a respeito de municípios mais pobres, que não teria condição de arcar com a despesa, já que ainda não há um fundo específico para amparar os gastos.
“Eu acho que os pisos acabam sendo definidos sem que os municípios e estados tenham alguma participação. Porque são os municípios que pagam. O governo federal só vai dizer qual vai ser o piso e não mando o recurso suficiente te para pagar. Lauro de Freitas não teria maiores dificuldades, mas eu conheço a realidade. Sou vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, e sei que tem muito municípios que não têm condição. Eu acho que tudo isso deveria ser discutido com os municípios antecipadamente”, avaliou a prefeitura de Lauro de Freitas.
CAD??NICO
Em relação à fila para cadastramento do Cad??nico, a gestora disse que a confusão gerada na semana passada foi resolvida. O fato, segundo ela, teria ocorrido por excesso de pessoas. A partir desta semana, os atendimentos ocorrerão no turno vespertino.
“Tá [sic] controlada. Houve um excesso de pessoas. Inclusive, algumas vieram de fora. Tinha gente de Salvador e da RMS. Nós fazemos aqui o busca ativa, através das caravanas, sempre descentralizamos o do Bolsa Família. Naquele dia, o pessoal tava [sic] achando que era o último dia. Estamos refazendo também o cadastro daqueles que não tinham sido renovados. E já fale que não quero ninguém dormindo no espaço. Por isso vai começar à tarde. Quem quiser, vai a partir da manhã e não virando a noite”, concluiu.
Comentários Facebook