Saiba quem são os servidores universitários baianos afastados para eleição

Publicado:

Ao menos 17 servidores de universidades públicas da Bahia estão afastados de suas atividades em função de licenças obtidas para a realização de campanhas eleitorais ou para a exercício de mandatos eletivos.

 

As informações são de um levantamento feito pelo Bahia Notícias junto a todas instituições de ensino superior mantidas pelo governo estadual e federal que possuem campi no estado.

 

Foram consultadas a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

 

Na UFBA estão licenciados os candidatos Marize Souza Carvalho (PT), Anderson Ferreira do Santos (PSB), os deputados federais Alice Portugal (PCdoB) e Jorge Solla (PT), e Célia Sacramento (Rede), que havia solicitado afastamento pois iria concorrer ao governo do estado.

 

Já na UFRB, constam como afastados o prefeito de Brejões, Alessandro Correia (Rede); o vice-prefeito de Brejões, Mario Silva Pereira (PT); e o vice-prefeito de Santa Inês, Erivaldo de Souza (PSB).

 

O deputado federal Waldenor Pereira (PT); o prefeito de Itagi, Olival Andrade Junior (União); e a candidata à Presidência da República, Sofia Manzano (PCB), são os servidores da UESB que pediram licença em função de atividades políticas.

 

A UFOB, a UESC e a UFSB afirmaram não possuírem servidores do seus quadros afastados para campanha ou para cargo eletivo.

 

No quadro de funcionários do Campo dos Malês da Unilab, localizado no Recôncavo, apenas o vereador de São Francisco do Conde, Marivaldo do Amaral (PT), consta como afastado.

 

Na UEFS, especificamente, estão licenciados o ex-secretário de Educação e candidato ao Palácio de Ondina, Jerônimo Rodrigues (PT); o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB); a candidata a deputada federal Ana Karen (PCB); os candidatos a deputado estadual Nilo Rosa (Rede) e Sílvio Humberto (PSB); e a ex-vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento, que iria concorrer ao cargo de governadora pelo Rede Sustentabilidade.

 

A listagem não inclui os servidores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), pois, apesar dos sucessivos pedidos, nenhuma das três instituições apresentou as informações solicitadas até o fechamento desta matéria. A consulta não considerou os Institutos Federais da Bahia (IFBA) e Baiano (IFBaiano).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso por estupro de enteada com deficiência intelectual em festa em Ribeira do Pombal

Um homem de 38 anos foi detido na madrugada de sábado, dia 12, durante uma festa em Ribeira do Pombal, no nordeste da...

Homem com três mandados de prisão é detido em Santo Antônio de Jesus

Um homem de 23 anos foi preso neste domingo em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. A prisão ocorreu durante uma operação...

Jovem de 18 anos é executado dentro de casa em Ipiaú; duas mulheres foram baleadas

Na noite deste sábado (11), um jovem de 18 anos, identificado como Carlos César Andrade, conhecido como "Kinho", foi morto a...