Lula: é preciso preservar atrativos naturais para impulsionar turismo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Logo Agência Brasil

Para Lula, seria possível ter como atrativo a diversidade de povos indígenas que vivem no território nacional. No entanto, antes disso, o candidato acredita que é preciso dar mais atenção a essas comunidades. ???Era importante você levar gente para ver uma tribo indígena, mas aquelas pessoas têm que comer. Eles precisam estar bem para mostrar que eles são bem tratados. Não é você abandoná-los à miséria e achar que aquilo é uma atração turística???.

Outro fator que tem, segundo o candidato, comprometido belezas naturais do país é a falta de um controle adequado na ocupação das áreas de litorâneas. ???Nós temos praias aqui no litoral norte [de São Paulo] em que os condomínios tomaram conta da praia. Você tem que pedir licença para entrar na água. Em [Balneário] Camboriú [SC], eles construíram os prédios, achando que era moderno, que fazem sombra no mar. Se você quiser tomar sol, tem que ir atrás do prédio???, exemplificou.

Notícias relacionadas:

  • Veja o programa de governo do candidato à Presidência Lula.
  • Lula quer universalizar o acesso ao ensino superior.
  • Lula promete zerar filas do INSS e melhorar índices de educação.

Lula acredita ainda que seja necessário enfrentar os problemas sociais e fazer um esforço para melhorar a imagem do país para o resto do mundo como forma de atrair mais visitantes estrangeiros. ???Mau humor não atrai turismo. Fome não atrai turismo. Pobreza não atrai turismo. Violência, muito menos. E tudo [isso] nós temos aqui no Brasil, até em excesso???, disse. ???Atrair turista significa você vender a ideia de uma coisa boa???.

Para o candidato, a atividade turística tem um forte potencial para geração de empregos. ???Nós vamos ter que ter em conta que o turismo é uma fonte muito grande e rápida para criar emprego???, disse.

As soluções para impulsionar esse ramo da economia devem, na opinião de Lula, ser pensadas em conjunto com a sociedade, não impostas pelos governos. ???Se o Conselho de Turismo não está funcionando, nós vamos fazer o conselho voltar a funcionar. Porque não é o presidente da República ou o ministro que tem que dar conta do recado, o nosso papel é extrair da sociedade aquilo que ela tem de extraordinário que é a criatividade, para que a gente possa fazer o melhor possível???.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil tenta diálogo com China para reduzir efeitos da taxação da carne

O governo brasileiro informou que segue atuando com a China, em nível bilateral e na Organização Mundial do Comércio (OMC), para mitigar o...

Bahia registra menor taxa de fome grave em três anos após ações do programa Bahia Sem Fome

Políticas públicas da Bahia no enfrentamento à insegurança alimentar resultaram na menor taxa de fome grave dos últimos três anos. O dado foi...

Defesa de Filipe Martins nega uso de redes sociais citado por Moraes

Defesa de Filipe Martins afirma ao ministro Alexandre de Moraes (STF) que o réu não utilizou a plataforma LinkedIn nem qualquer outra rede...