Moraes abre sala de totalização de votos no TSE: ???Não é secreta???

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Representantes de partidos, de candidatos à Presidência, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério da Defesa e de organizações internacionais, entre outros, estiveram na manhã desta quarta-feira (28/10) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo era apresentar aos observadores a seção de totalização de votos para as eleições gerais de 2022. 

A visita foi um convite do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. No encontro, foi mostrada a sala da Seção de Totalização. Um escritório comum, com janelas de vidro, computadores e profissionais, como Moraes fez questão de frisar: ???A apuração é transparente e auditável???. A ideia era exatamente mostrar que não há sala secreta ou sala escura.

????? para mostrar o que já é óbvio: a transparência. ?? uma sala aberta, clara. Não é sala secreta, nem sala escura???, afirmou Moraes. ???Essa sala não conta votos. A partir do momento em que o boletim de urna sai, a contagem é feita. Não há participação humana. Os profissionais estão aqui para acompanhar qualquer problema que possa vir a ocorrer???, explicou o ministro.

O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira foi um dos primeiros a chegar. Ele entrou com o presidente do TSE na sala de totalização e outros representantes de partidos e de entidades fiscalizadoras. No mesmo grupo estavam o presidente do PL, partido de Jair Bolsonaro, Valdemar da Costa Neto; Eugênio Aragão, advogado do PT; o presidente da OAB, Beto Simonetti; e o coronel Marcelo Nogueira de Souza, que participa da Comissão das Eleições.

O espaço terá acesso livre para os representantes das entidades fiscalizadoras, como Ministério Público (MP), OAB, Polícia Federal, partidos políticos, Forças Armadas e observadores internacionais, a partir das 16h30 do domingo (2/10). A Seção de Totalização (Setot) é uma das áreas da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE que atua no desenvolvimento dos sistemas de totalização e divulgação dos resultados.

O setor é composto por uma equipe de 20 servidores que trabalham em conjunto com outros setores do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). A equipe não faz a totalização, que é realizada por um computador no Centro de Processamentos de Dados, sem qualquer interferência humana.

Importante lembrar que os sistemas em uso no dia da eleição são lacrados e assinados digitalmente antes das eleições e o resultado de cada seção eleitoral acontece assim que a eleição termina, às 17h, com a emissão dos Boletins de Urna (BU) ainda nas seções eleitorais. Ou seja: o resultado de cada eleição é conhecido no término da votação, com a impressão do BU.

O post Moraes abre sala de totalização de votos no TSE: ???Não é secreta??? apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nikolas diz que vai visitar “patriotas” atingidos por raio durante ato

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou à coluna que pretende visitar, no hospital, apoiadores atingidos por um raio durante a manifestação comandada...

Queda de um raio provoca pânico e deixa feridos entre pessoas que aguardavam chegada da caminhada

Brasília enfrentou chuvas fortes neste domingo (25). Uma explosão seguida de um raio deixou várias pessoas feridas na Praça do Cruzeiro, onde milhares...

Tarcisio posta vídeo em apoio à caminhada de Nikolas Ferreira

Governador de São Paulo apoia caminhada de Nikolas Ferreira em defesa de Bolsonaro O...