Ataque a infraestruturas? Otan promete à Rússia resposta “firme e unida”

Publicado:

“Qualquer ataque deliberado contra infraestruturas críticas da Otan terá uma resposta firme e unida”, disse Stoltenberg em declarações à emissora norte-americana NBA, ao ser questionado perante a possibilidade de uma eventual sabotagem ao gasoduto Nord Stream 1.

Sobre a recente anexação de quatro regiões ucranianas por parte da Rússia, Stoltenberg disse que “a melhor resposta é continuar apoiando a Ucrânia”, citado pela Europa Press.

Questionado sobre a petição da Ucrânia para aderir rapidamente à Otan, Stoltenberg sublinhou que a decisão precisa de ser aceita por todos os membros da aliança.

Na sequência da anexação de quatro regiões ucranianas (Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia) por parte da Rússia, a Ucrânia formalizou na sexta-feira um pedido de adesão à Otan.

A possibilidade da entrada da Ucrânia na Aliança Atlântica foi uma das justificativas dadas por Putin para ordenar a invasão do país vizinho, em 24 de fevereiro deste ano.

Antes da invasão, Putin exigiu à Otan garantias de que nunca aceitaria a adesão da Ucrânia e da Geórgia, bem como o regresso das forças aliadas às posições anteriores ao alargamento a Leste, tendo a Otan e os aliados ocidentais recusado tais exigências.

A anexação das quatro regiões ucranianas seguiu-se a uma mobilização parcial decretada por Putin em 21 de setembro, após fracassos sofridos pelas tropas russas na Ucrânia.

A mobilização, que abrange 300.000 mil reservistas, levou milhares de russos a fugir para países vizinhos.

Desconhece-se o número de baixas civis e militares da guerra na Ucrânia, mas diversas fontes, incluindo a ONU, têm afirmado que será muito elevado.

 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rússia ataca Ucrânia e deixa milhares sem energia às vésperas do inverno; Zelensky pede a Trump acordo de paz na região

Um ataque aéreo russo na região de Odessa, no sul da Ucrânia, deixou milhares de pessoas sem eletricidade, aumentando as preocupações com a...

Biden será submetido a radioterapia para tratar câncer

O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, passará por radioterapia como parte do tratamento para o câncer de próstata, conforme informado pela emissora...

Israel inicia transferência de 250 presos palestinos para trocá-los pelos reféns do Hamas

Israel deu início à transferência de 250 prisioneiros palestinos como parte de um acordo de cessar-fogo em Gaza. Os presos estão sendo levados...