Jerônimo teve mais de 80% em 4 municípios e piores votações em territórios bolsonaristas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O candidato ao governo do estado Jerônimo Rodrigues (PT), que terminou o primeiro turno liderando a preferência dos baianos, venceu em 351 dos 417 municípios baianos neste domingo (2). Mas em quatro desses locais, a votação foi especialmente alta: Iuiu, Jacaraci, Presidente Dutra e Caetanos.

 

Foi em Iuiu, município localizado no território de identidade do Sertão Produtivo, que Jerônimo teve sua melhor votação. O petista obteve 5.378 votos no colégio eleitoral, o equivalente a 85,18% dos votos válidos.

 

Pertinho de Iuiu, o município de Jacaraci, no Sudoeste Baiano, também garantiu uma alta votação para Jerônimo. Foram 6.773 sufrágios para o petista no local, garantindo 82,72% dos votos válidos para a eleição da chapa governista.

 

Outro município baiano com votação acima de 80% para Jerônimo foi Presidente Dutra, no território de identidade de Irecê. Lá, o petista chegou a 7.571 votos válidos, o equivalente a 82,26 pontos percentuais.

 

Por fim, há ainda o município de Caetanos, no Sudoeste Baiano, que deu 5.952 sufrágios a Jerônimo Rodrigues, o que representa 82,2% dos votos válidos da cidade.

 

MENORES VOTA????ES

Os piores desempenhos de Jerônimo, por outro lado, vieram em territórios bolsonaristas. Os dois únicos municípios baianos em que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu no primeiro turno – Luís Eduardo Magalhães e Buerarema – foram aqueles que garantiram as menores votações para o petista.

 

Foi no município de Buerarema que Jerônimo amargou a sua pior votação. Lá, apenas 1.996 eleitores deram seu voto ao petista, o equivalente a 22,42% dos votos válidos locais. Nesta mesma cidade, Bolsonaro teve 53,37% na votação presidencial.

 

Em Luís Eduardo Magalhães, município localizado na Bacia do Rio Grande, oeste da Bahia, o desempenho de Jerônimo também foi ruim. Foram 24,89% dos votos válidos, representando 12.717 eleitores. Na disputa presidencial, Bolsonaro obteve 54,02% na cidade.

 

Tanto em Buerarema quanto em Luís Eduardo, Jerônimo foi apenas o terceiro mais votado, perdendo para ACM Neto (União) e João Roma (PL) – nesta ordem.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova portaria do Iphan para Centro Histórico define futuro do terreno do Palácio Thomé de Souza e indica: “Manter vazio é a pior opção”

A nova portaria do IPHAN estabelece diretrizes de preservação e critérios de intervenção para o Centro Histórico de Salvador e a Praça Thomé...

Condenado à inelegibilidade, Arruda filia-se ao PSD em clima de campanha

O ex-governador José Roberto Arruda filiou-se ao Partido Social Democrático (PSD) nesta segunda-feira (15/12). Ele enfrenta, pelo menos, cinco condenações à inelegibilidade em...

TRE-BA reverte cassação e mantém mandatos do prefeito e vice de Ibicuí

O plenário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) decidiu, nesta segunda-feira (15), acolher o recurso apresentado pelo prefeito de Ibicuí, Salomão Cerqueira,...