Jair Bolsonaro volta hoje a BH para participar de evento evangélico

Publicado:

Bernardo Estillac
O presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição, estará em Belo Horizonte na manhã de hoje para participar de evento religioso organizado pela Igreja Mundial do Poder de Deus, liderada pelo pastor Valdemiro Santiago. A agenda dele é a segunda na capital mineira em menos de uma semana. E, nesta sexta-feira, o chefe do Executivo deve retornar à cidade pela terceira vez na campanha de segundo turno das eleições.

Bolsonaro é esperado hoje para a inauguração da Cidade Mundial dos Sonhos de Deus, no antigo Shopping Tupinambás, no Centro de BH. O evento não será aberto para a imprensa. ?? tarde, ele segue com a agenda religiosa e estará em Aparecida (SP) para eventos do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país, à qual se destina o feriado de hoje. Ontem, ele fez campanha em Santa Catarina.

???Eu fiz um convite ao chefe maior do Estado pelo fato de ser um chefe de Estado e foi a primeira presença que confirmou. Ele falou: ???Me dá caneta aí???. Eu escutei do outro lado. Ele vai estar lá, o presidente da República vai estar lá às 9h???, disse o pastor Valdemiro.
Na última quinta-feira, Bolsonaro veio a Belo Horizonte para participar de evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). A passagem do presidente foi rápida, sem espaço para falar diretamente a apoiadores. Na ocasião, ele recebeu documento de propostas do setor industrial do estado. Ainda assim, o candidato à reeleição discursou em tom de campanha, apostando em ataques ao adversário na corrida ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e na pauta de costumes.
Uma terceira visita a BH é aguardada ainda nesta semana, na sexta-feira. Novamente, não está prevista uma agenda de rua para o presidente na capital. Ele deverá se reunir com prefeitos mineiros em evento da Associação Mineira de Municípios (AMM), em uma faculdade privada na Região Norte da capital.
Segundo o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius Bizarro (PSDB), o evento de sexta-feira não tem caráter de campanha e servirá para entregar a Bolsonaro um documento com reivindicações dos municípios mineiros. ???Nós temos 786 prefeitos filiados, somos unidos e as pautas nossas têm diferentes bandeiras partidárias. Estamos abertos ao presidente Bolsonaro, assim como estaríamos com Lula???, informou.
Bolsonaro ainda não confirmou a presença dele em BH na sexta-feira, mas, caso compareça, ele terá feito, em menos de duas semanas de segundo turno, mais da metade das viagens a Minas do que em um mês e meio de campanha do primeiro turno.
Na primeira etapa de votação, o presidente iniciou a campanha indo a Juiz de Fora, em 16 de agosto. Três dias depois, ele esteve em BH para a instalação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) e voltou em 24 de agosto, quando discursou para apoiadores na capital e em Betim. A quarta viagem ocorreu em 23 de setembro, quando esteve em Divinópolis e Contagem. A quinta e última passagem pelo estado se deu em Poços de Caldas, onde fez uma motociata em 30 de setembro, antevéspera do primeiro turno.
Bolsonaro e Lula tratam Minas Gerais como estado decisivo para o resultado eleitoral. Desde 1955, vencer no estado significa levar a melhor no país e, no primeiro turno, o petista largou na frente, tendo 48,29% dos votos, contra 43,60% do atual presidente. No estado, Bolsonaro conseguiu uma aliança com o governador Romeu Zema (Novo) e conta com o apoio do senador eleito Cleitinho Azevedo (PSC) e de Nikolas Ferreira (PL) e Bruno Engler (PL), deputados federal e estadual mais votados de Minas, respectivamente.
O presidente tenta agora converter os apoios em Minas em alianças com os prefeitos para virar o resultado no estado. A agenda de Bolsonaro com a AMM na sexta-feira já gerou uma reação na campanha de Lula: a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), solicitou à associação um encontro com o candidato petista. ???Neste momento de tanta polarização, é preciso manter a imparcialidade da nossa entidade para que todos e todas se sintam representados por ela???, disse a prefeita em nota. Tanto Lula quanto Bolsonaro afirmam que têm o objetivo de incluir mais agendas em Minas até 30 de outubro. Nenhuma das campanhas, no entanto, já divulgou novas datas no estado.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Eu vi o rabo balançar o cavalo”, diz servidor sobre obras suspeitas

O ex-coordenador de logística rural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Emilio Nicanor, prestou depoimento ao Ministério Público de São...

Padre flagrado com noiva de fiel pode ser expulso da igreja? Entenda

Um vídeo que rapidamente se espalhou nas redes sociais traz à tona o padre Luciano Braga Simplício, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em...