Defensores públicos esclarecem questões fundiárias para policiais civis

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um encontro presencial e transmitido pela internet direcionado aos coordenadores regionais de Polícia Civil do interior e a delegados titulares da Região Metropolitana de Salvador (RMS) reuniu defensores públicos da União e do Estado da Bahia, que ministraram no ciclo de palestras “Unindo Forças pela Paz no Campo”, sobre questões fundiárias. 

 

As apresentações aconteceram no auditório da Polícia Civil, no edifício-sede da Instituição, na Praça da Piedade, no centro de Salvador, nesta terça-feira (11). O evento teve a presença de diretores de departamentos e demais autoridades da Instituição, como a Delegada-Geral Heloísa Campos de Brito, que destacou a relação entre a Polícia Civil e a sociedade, na defesa das comunidades tradicionais. 

 

“Ressalto a importância de podermos compartilhar conhecimentos, bem como a interação com outras instituições, a exemplo das Defensorias Públicas, fomentando aqui, nos ciclos de palestras, discussões pelo equilíbrio social nas questões fundiárias, tratando de forma especial os desiguais. E ampliar esse horizonte, porque só através dessa confluência de esforços é que nós poderemos avançar e construir uma sociedade mais justa para todos”, comentou.

 

O defensor público da União, Vladimir Ferreira Correia, e os defensores públicos do Estado da Bahia Gilmar Bittencourt Santos Silva e Melisa Florina Lima Teixeira trouxeram os temas voltados para os conflitos fundiários, comunidades quilombolas e a necessidade de varas agrárias. 

 

Responsável pelo evento, a coordenadora do Grupo Especial de Mediação e Acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos (Gemacau), delegada Giovanna Bomfim, avaliou a aproximação da Polícia Civil com as demandas fundiárias. “Estamos, a cada dia, mais presentes nestas questões e no enfrentamento dos crimes desta ordem, por meio da relação com estas comunidades e com órgãos como a Defensoria Pública”, comentou.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Investigado por homicídio em Salvador é preso em aeroporto de Minas Gerais

Um homem investigado pelo homicídio de Júlio César Santana Brazil Filho, de 40 anos, ocorrido no Lobato, em Salvador, foi preso no domingo...

Eduardo Paes anuncia pré-candidatura ao governo do Rio em 2026 e reafirma apoio a Lula

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), confirmou pela primeira vez que será candidato ao governo do estado nas eleições de...

Parlamentares do DF enviaram R$ 109 milhões em emendas para Goiás

Parlamentares do Distrito Federal destinaram R$ 109 milhões em emendas para a saúde de Goiás em 2025, segundo o Portal de Transparência do...