Outubro Rosa: Aquidabã recebe feira de saúde para mulheres em situação de rua

Publicado:

Em alusão ao Outubro Rosa, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove nesta quinta-feira (20), a Feira de Saúde Mulher da Maloca, no Aquidabã, das 9h às 13h. A ação em benefício das mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social da capital baiana é viabilizada por meio do Ponto de Cidadania Centro Histórico, Consultórios na Rua Pelourinho e Gamboa.

 

As mulheres em situação de rua têm acesso a múltiplos serviços. Dentre eles estão a atividade de educação em saúde e rastreio de sintomático respiratório, educação em saúde para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), profilaxia pré-exposição ao HIV (Prep/PEP); preventivo e encaminhamentos a exames, educação em saúde sobre redução de danos para o tabaco, oficina de Kumbaya e auriculoterapia.

 

Também será promovido o jogo de tabuleiro Caminho para a Cidadania, que tem por objetivo evidenciar de maneira lúdica o cumprimento da cidadania como recurso básico para a saúde. Por meio da estratégia, são abordados temas relevantes à redução de danos, acesso a documentação, informações jurídicas, higienização, arte, assistência, apoio psicológico, entre outros recursos utilizados a favor da saúde para população em situação de rua no âmbito de trabalho do Ponto de Cidadania.

 

A grade de ações, engloba, ainda, atividade de Educação em Saúde sobre mitos e verdades sobre ISTs, autocuidado, bazar de ideias, orientações e encaminhamentos para documentação, auxílios eventuais e benefícios sociais, orientações e encaminhamento para acolhimento institucional, orientações jurídicas, arte-educação e atividades com o corpo.

 

“Planejamos uma feira repleta de serviços essenciais especialmente para essas mulheres que enfrentam a situação de rua, onde os riscos e as vulnerabilidades se amplificam!”, declara o titular da SMS, Decio Martins.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Casos de coqueluche crescem e provocam internações e mortes

O Brasil registra um crescimento alarmante nos casos de coqueluche, especialmente entre crianças pequenas. Um estudo do Observatório de Saúde na Infância aponta...

Comitiva internacional conhece no Rio sistema de saúde pública

Uma comitiva internacional, composta por representantes de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Timor-Leste, Portugal e Espanha, visitou...

Polícia fecha fábrica que adulterava bebidas em São Bernardo do Campo

A Polícia Civil fechou nesta sexta-feira (10) uma fábrica clandestina que produzia bebidas adulteradas com metanol. Localizada em São Bernardo do Campo, na...