Parceria da Fiocruz, Esalq/USP e MST leva curso e kits de primeiros aos assentamentos

Publicado:

Participam do projeto os assentamentos José Martí, Abril Vermelho e a comunidades de Ribeirão e Pouso Alegre (ambas comunidades pertencentes ao município de Alcobaça), além de outros cinco assentamentos rurais localizados nos municípios de Prado e Teixeira de Freitas.

O projeto “Saúde Popular e Agroecologia” (mantidos numa parceria entre a FIOCRUZ, Esalq/USP e o MST) fizeram, nesta quarta-feira (20), atualização em primeiros socorros e entrega do kit de primeiros socorros para cada um dos nove assentamentos e comunidades rurais que participam da iniciativa.

Os kits contém prancha de imobilização (kit CIPA), aparelho de nebulização, aparelho de medição de glicose e pressão arterial e maleta organizadora (com materiais básicos para curativos simples e emergênciais:gases estéril, atadura, esparadrapo, solução fisiológica, band-aid, dentre outros).

Em 2016, foi realizado um Básico de Primeiros Socorros para aos agentes populares e mobilizadores da sáude de todas as áreas envolvidas no projeto, contando com a colaboração dos profissionais enfermeiros do SAMU Regional de Teixeira de Freitas.

Segundo Emily Maviana (enfermeira sanitarista da FIOCRUZ), naquela ocasião, os participantes apresentaram a necessidade dos assentamentos terem materiais básicos para as primeiras ações de primeiros socorros. “Atendendo à essa demanda, a FIOCRUZ está entregando esses materiais e realizando atualização do assunto ministrado em curso de primeiros socorros, novamente com a colaboração da Equipe do SAMU”, afirmou.

Toda a organização da atividade foi realizada pela equipe de campo da FIOCRUZ na região, composta pela Enfermeira Sanitarista Emily Maviana, o Geógrafo Jefferson Pereira e o médico do MST, Danilo Araújo, além dos enfermeiros, Igor Santos da Vitória, Silas Oliveira Rosa, componentes do NEP (Núcleo de Educação Permanente do SAMU Regional de Teixeira de Freitas), núcleo ainda integrado pelos enfermeiros, Allan Matos Maximiliano e Roberto Magalhães.

.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

InfoGripe: número de casos de SRAG segue em queda no país

Embora a incidência ainda esteja elevada, o cenário reflete a interrupção do crescimento ou diminuição das hospitalizações por vírus sincicial respiratório (VSR)

Capitais do Norte e Nordeste ocupam os piores índices de saneamento básico em 2025

Estudo do Instituto Trata Brasil aponta que 8 das 20 piores cidades são capitais dessas regiões; Porto Velho, Macapá e Rio Branco têm os menores índices de coleta e tratamento de esgoto