Dia Mundial do AVC: Unidade do Roberto Santos já atendeu mais de 10 mil pacientes

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Celebrado anualmente, o Dia Mundial do AVC (29) busca conscientizar a população acerca dos sinais e sintomas do Acidente Vascular Cerebral, bem como divulgar formas de prevenção e redução dos casos. Segunda principal causa de morte no mundo, o AVC precisa de diagnóstico e tratamento rápidos para aumentar as chances de recuperação do paciente.

 

Entre os serviços de saúde voltados a dar assistência aos pacientes acometidos por esse problema, está a Unidade de Acidente Vascular Cerebral do Hospital Geral Roberto Santos (UAVC-HGRS). A unidade funciona há 10 anos e é uma das principais unidades de AVC do Brasil. 

 

Pioneira no Norte e Nordeste em terapia trombolítica, a UAVC-HGRS apresenta resultados expressivos que a colocam entre as mais produtivas do país, com cerca de 1.300 trombólises realizadas e quase 10 mil pacientes atendidos. A trombólise é uma das estratégias mais eficazes para dissolver coágulos nos vasos do cérebro, durante o tratamento do AVC isquêmico, que corresponde a mais de 70% das ocorrências.

 

“O AVC isquêmico é uma oclusão do vaso, e a trombólise visa justamente a desobstrução. ??bvio que o tratamento não se restringe a isso. Existem outras medidas, mas essa é a que tem melhores evidências científicas. Nossos números mostram que, aproximadamente, 2/3 dos pacientes que são submetidos à trombólise têm uma melhora objetiva nas primeiras 24 horas”, explica o neurologista Pedro Pereira, coordenador da UAVC-HGRS.

 

Além do tratamento na fase aguda, o HGRS oferece ainda atendimento ambulatorial pós-alta. “Aqui foi criado um ambulatório específico para acompanhar os pacientes que tiveram AVC e tem sido bastante exitoso, no sentido de evitar que haja uma recorrência, além de reabilitar os pacientes”, afirma Pereira.

 

Estão mais propensas a ter um AVC pessoas com hipertensão, diabetes, fumantes, consumidoras de bebidas alcoólicas, sedentárias e obesas. Estes fatores aliados a sintomas como fala embolada, boca torta, diminuição da força, cefaleia intensa e déficit visual e de equilíbrio devem ser rapidamente informados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...