Estátuas de Henriqueta Lisboa e Roberto Drummond são levadas para restauro

Publicado:

Seguindo o cronograma de restauro do patrimônio cultural a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), retirou nesta terça-feira (8/11) as estátuas dos escritores mineiros Roberto Drummond (1933-2002) e Henriqueta Lisboa (1901-1981), localizadas na Praça da Savassi, região Centro-Sul da capital mineira.

Em junho, a estátua que homenageia Henriqueta Lisboa teve as duas mãos arrancadas e os olhos tingidos de vermelho. As mãos da escritora de “Velário” (1936) seguravam um livro e por um tempo recebia outras obras que eram doadas. A escultura em tamanho natural passará por um processo de restauração com modelagem das duas mãos e do livro, fundição, solda, revitalização, remoção da oxidação desgastada e nova pátina.

Já o monumento de Roberto Drummond foi pichado em 14 de agosto, em um domingo de Dia dos Pais. A estátua que homenageia o escritor de “Hilda Furacão” (1991) teve parte do rosto e do peito manchado com tinta amarela. A escultura passará por uma revitalização com a remoção da oxidação desgastada e nova pátina.
Quase três meses depois, as obras, de autoria do escultor Leo Santana, vão receber um tratamento de revitalização fundamental para a manutenção desse patrimônio importante para os mineiros.

Carlos Drummond, Pedro Nava e Murilo Rubião

Nessa segunda-feira (7/11), os trabalhos de restauração começaram com a retirada das estátuas de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), Pedro Nava (1903-1984) e Murilo Rubião (1916-1991), sendo que a última foi retirada do interior da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, na Praça da Liberdade.

Em agosto, a reportagem do Estado de Minas apurou as condições de preservação das esculturas que homenageiam grandes nomes da literatura brasileira. Na época, a PBH informou apenas sobre a limpeza da estátua de Roberto Drummond, e disse que as demais estavam em processo interno para serem restauradas.

O monumento de Carlos Drummond e Pedro Nava, compõem uma dupla que fica na Praça do Encontro, na Rua Goiás com Rua da Bahia, no Centro.  O serviço empregado nelas será: solda da mão direita e fundição e solda do óculos de Carlos Drummond de Andrade; remoção da oxidação desgastada e nova pátina nas duas esculturas. No lugar das peças recolhidas, foram instaladas placas de sinalização. 
*Estagiário sob supervisão 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia