Dois russos são presos na Argentina acusados de comandar site de livros pirata Z-Library

Publicado:

Dois russos foram presos na Argentina acusados de operarem o site Z-Library, que pirateou milhares de livros durante anos. Anton Napolsky e Valeriia Ermakova foram indiciados por violação de direitos autorais, fraude e lavagem de dinheiro, informou o Departamento de Justiça dos EUA. 

Segundo o governo americano, a dupla foi presa em Córdoba, a pedido dos EUA, no último dia 3. Na mesma semana, o Z-Library foi retirado do ar. 

“Segundo as informações, os réus lucraram ilegalmente com o trabalho que roubaram, muitas vezes fazendo upload de obras poucas horas após a publicação e, nesse processo, vitimizaram autores, editoras e livreiros”, diz o procurador Breon Pace, do distrito leste de Nova York. “Este escritório está empenhado em proteger os direitos de propriedade intelectual que permitem a expressão artística e criativa e responsabilizar os indivíduos que ameaçam esses direitos”.

O diretor-assistente do FBI, Driscoll, também falou do caso. “Os réus são acusados de operar um site por mais de uma década cujo objetivo central era fornecer propriedade intelectual roubada, violando as leis de direitos autorais”, disse. 

Autodenominada “a maior biblioteca do mundo”, o Z-Library oferecia mais de 11 milhões de e-books para download. O site funcionava desde 2009, oferecendo vários livros em diversas línguas e formatos variados, de maneira ilegal. 

Além da página inicial, o site tinha uma rede com cerca de 249 domínios relacionados, que também foram retirados do ar. 

O governo americano diz que várias organizações que representam escritores e editoras ajudaram com informações críticas. Por conta disso, os investigadores agradeceram The Authors Guild, de Nova York, e a The Publishers Association, de Londres. As autoridades argentinas também foram agradecidas pela ajuda na prisão dos dois.
 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA revoga vistos de Moraes e “aliados no tribunal” e denuncia “caça às bruxas” contra Bolsonaro

Em uma ação surpreendente, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou a revogação dos vistos americanos do ministro do Supremo Tribunal...

Operação Força Total avança no combate ao crime e fortalece segurança em comunidades da Bahia

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) acaba de concluir mais uma poderosa edição da Operação Força Total, que se destacou por suas ações...

Governo dos EUA manda suspender vistos de Moraes, familiares e aliados do STF

Em uma ação ousada, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou a suspensão dos vistos do ministro do Supremo Tribunal...