‘Jamais será vermelha’ e ‘não tem dono’: políticos celebram Dia da Bandeira

Publicado:

Da direita à esquerda, políticos celebraram, neste sábado (19/11), o Dia da Bandeira do Brasil. Após uma campanha eleitoral em que o verde e o amarelo, cores do pavilhão nacional, foram associados ao presidente Jair Bolsonaro (PL), aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentam desassociar os símbolos patrióticos do bolsonarismo. Do outro lado, a tese é de que a bandeira é uma alegoria de resistência a governos de esquerda.

“Hoje é o dia da nossa bandeira, que jamais será vermelha”, disse, no Twitter, o deputado estadual Bruno Engler (PL), um dos principais apoiadores de Bolsonaro em Minas Gerais.

Quem também recorreu às redes sociais para comentar sobre o Dia da Bandeira foi a senadora Simone Tebet (MDB-MS), terceira colocada no primeiro turno da disputa presidencial. Segundo a emedebista, apoiadora de Lula no segundo turno, o símbolo máximo do país “não tem partido ou dono”.

“Ela (a bandeira) pertence a todos nós, brasileiras e brasileiros. Respeitar a bandeira é uma afirmação da nossa nacionalidade e da nossa cidadania. Significa, sobretudo, respeitar os valores democráticos e republicanos”, defendeu.

O senador eleito Wellington Dias (PT-PI), integrante do Conselho Político do gabinete de transição de Lula, adotou tom oposto. “A bandeira pertence a todos os brasileiros e brasileiras espalhados não apenas no Brasil, mas por todo o mundo. A bandeira é nossa”, afirmou.

“A bandeira verde e amarela é de todo o povo brasileiro”, concordou o deputado federal mineiro Reginaldo Lopes, que lidera a bancada do PT na Câmara.

A deputada estadual Alana Passos (PTB-RJ), por sua vez, utilizou a data nacional para enaltecer Bolsonaro. “Durante esses quatro anos de mandato, tivemos alguém que verdadeiramente honrou o nosso verde e amarelo, resgatou o patriotismo e o orgulho de ser brasileiro”.

Bolsonaro e a bandeira

A última publicação de Bolsonaro no Twitter, aliás, está relacionada à bandeira brasileira. Em 8 de novembro, ele publicou uma foto em que aparece à frente de uma imagem do pavilhão nacional.

Durante o período eleitoral, Bolsonaro ordenou a instalação de versões gigantes da bandeira nacional no Palácio do Planalto e no Palácio do Alvorada, em Brasília (DF). O pavilhão colocado no Planalto chegou a rasgar por causa de fortes ventos. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gayer reage a Moraes após ser proibido de visitar a Bolsonaro

O deputado Gustavo Gayer (PL-GO) reagiu com indignação à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que o proibiu de...

Mulher confunde sintomas de câncer de intestino avançado com gravidez

Zara McCormick, uma inglesa de 36 anos, enfrentou um desafio inesperado. Ao sentir-se constantemente cansada e com falta de ar, ela supôs que...

Descubra os 6 piores hábitos que aumentam níveis de açúcar no sangue

Você sabia que pequenos hábitos diários podem estar elevando silenciosamente os seus níveis de açúcar no sangue? Embora seja natural vivenciar alguns picos...